RESUMO
Código: 1102
Tema: Gestão de Programas e Projetos

 

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Usando A Abordagem Contingencial em Projetos Para Desenvolver Uma Sistemática Para Acompanhamento de Alunos e Egressos
 

A dinâmica do mercado, a disputa por recursos e a dificuldade em conjugar ações e resultados constituem-se em um ponto de partida para a gestão de projetos. A literatura fornece diversas abordagens padrão, porém, a ideia de fatores aplicáveis a todos os projetos tem sido questionada, já que projetos diferem entre si. Nesse contexto, surgem as tipologias e a abordagem contingencial, que permite identificar as especificidades no que concerne o gerenciamento e técnicas específicas.

A literatura fornece diversos modelos e abordagens padrão para a Gestão de Projetos, porém, a ideia de fatores aplicáveis a todos os projetos tem sido questionada, dado que projetos diferem entre si. Visando contribuir com as discussões científicas, este estudo traz evidências empíricas sobre o uso da abordagem contingencial em projetos. Utilizando-se do Modelo NTCR (Shenhar & Dvir, 2010), desenvolveu-se uma Sistemática para acompanhamento de egressos de programas de pós-graduação stricto sensu.

A revisão teórica enfocou a gestão de projetos, interpretada como uma ferramenta e discutida a partir dos seguintes aspectos: conceito , métodos, tipologias, abordagem tradicional, abordagem contingencial e sucesso. Os principais os autores utilizados foram: Cleland e Ireland (2007), Patah e Carvalho (2012) e Shenhar e Dvir (2010).

Esta é uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, natureza exploratória descritiva e o método utilizado para a sua condução foi a pesquisa-ação, indicado para resolução de problemas coletivos instalados dentro de um contexto organizacional e com a colaboração de atores – neste caso, utilizar a abordagem contingencial em projetos para desenvolver uma Sistemática para Acompanhamento de Egressos. A pesquisa foi desenvolvida em quatro fases: exploratória, principal, ação e avaliação.

A análise dos resultados demonstrou que, como sugerido pela teoria, as tipologias e as classificações atribuídas aos projetos permitem identificar diferenças e similaridades de forma a contingenciar as abordagens de gestão de acordo com as necessidades dos gerentes e características dos projetos, endereçando assim, o sucesso do negócio e não apenas o cumprimento de regras.