RESUMO
Código: 1105
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

Abrir
Arquivo

 
A Prática do Consumo Sustentável Entre Estudantes Universitários
 

Os movimentos sociais e econômicos transformam a forma como se consome, no Brasil, segundo relatório da Akatu (2010), na última década o crescimento da classe C, o aumento de renda da população e o acesso ao crédito, criaram um contexto social e econômico de acesso ao consumo para grande parte da população, levando ao aumento considerável do consumo. Mas este consumo em excesso pode ser visto como negativo quando analisado sob a ótica dos recursos naturais, comprometendo a harmonia ambiental.

Problema de Pesquisa: Quais determinantes do consumo sustentável estão presentes em estudantes universitários? Objetivo: O estudo tem por objetivo analisar os determinantes do consumo sustentável presentes em estudantes universitários.

Para Ribeiro e Veiga (2011) o consumo sustentável pode ser entendido como a consciência ecológica na compra de produtos e serviços, o não desperdício de recursos, o empenho em reciclagem de materiais e produtos e a propensão para um estilo de vida menos consumista, que na escala que os autores propõem são tratados como consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade que são descritos na revisão bibliográfica.

Este estudo se enquadra como uma pesquisa descritiva. O procedimento técnico adotado para a coleta dos dados foi o levantamento por meio de questionário. O mesmo foi elaborado com base no trabalho desenvolvido por Ribeiro e Veiga (2011). No que se refere à análise dos dados, primeiramente aplicou-se a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e Depois se utilizou a Modelagem de Equações Estruturais (MEE).Quanto à abordagem, a pesquisa é quantitativa.

Dentre os determinantes de consumo sustentável o mais evidente é Frugalidade, sendo esta apontada como a dimensão mais importante do modelo por Ribeiro e Veiga (2011), pois apresenta o grande desafio do consumo sustentável que é a necessidade de reduzir o ritmo de consumo e o desperdício em escala mundial.O determinante menos evidente apontado pela pesquisa é a Reciclagem, que retrata a fase de descarte, apesar de a maioria dos estudantes terem acesso a coleta seletiva em casa e na IES.