RESUMO
Código: 1106
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
A Formulação da Estratégia Nas Organizações Educacionais: Um Estudo de Caso em Uma Rede de Colégios
 

Este trabalho versa sobre a formulação da estratégia em organizações educacionais. O objetivo é analisar a maneira como as estratégias organizacionais deliberadas são desenvolvidas e concebidas pelos gestores, além de compreender as dinâmicas envolvidas entre os stakeholders e a gestão das estratégias emergentes da organização

Dessa maneira, emerge a questão síntese desta pesquisa: Como ocorre a formulação da estratégia em uma organização educacional e de que maneira as estratégias emergentes são tratadas? Para buscar responder a essa questão, foi estabelecido o objetivo de analisar como ocorre a formulação da estratégia em uma organização educacional e como as estratégias emergentes (MINTZBERG, 1993; MINTZBERG, 1999; MINTZBERG et al., 2010) são gerenciadas pela organização estudada.

Para fundamentar tal análise, o artigo baseia-se na revisão teórica de temas relevantes para o problema em questão, conceitos como “estratégia”, “formulação estratégica” e “gestão em organizações educacionais”.

A pesquisa se caracteriza como qualitativa, em relação à sua natureza, e exploratória, quanto aos seus objetivos. Como estratégia para o levantamento e análise dos dados foi utilizado um estudo de caso único, na estrutura executiva nos colégios de uma rede privada de ensino do Rio Grande do Sul.

Os resultados apontam para a necessidade de ampliação da discussão do tema da gestão estratégica em organizações educacionais e evidencia a lacuna existente entre a estratégia deliberada e as estratégias emergentes praticadas pela organização em estudo. Como contribuição, este trabalho endereça a relevância de se ampliar o campo de discussão da gestão educacional para além do tema pedagógico. Estudos futuros sobre a implementação da estratégia poderão contribuir para uma melhor compreensão dos p