RESUMO
Código: 1120
Tema: Gestão de Pessoas e de Equipes

 

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Florescimento no Trabalho e Experiência de Estágio: Uma Análise Junto A Universitários Cearenses
 

A manutenção e a expansão das vantagens competitivas é uma preocupação das organizações na atualidade. As vantagens competitivas, sobretudo na esfera individual, são resultantes do autoconhecimento, da compreensão do ambiente e do compromisso contínuo com o desenvolvimento. Nesse contexto, aborda-se o florescimento no trabalho de estudantes universitários com experiência de estágio, dada a importância desta atividade para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

Para isso o estudo buscou elucidar ao seguinte questionamento: Como os universitários cearenses percebem o florescimento no trabalho a partir da sua experiência como estagiário? Como o objetivo principal é investigar o nível de florescimento no trabalho de estudantes universitários com experiência de estágio.

O referencial teórico apoiou-se na Psicologia Positiva (que aborda os aspectos virtuosos dos indivíduos) e no Florescimento (que representa um estado de pleno desenvolvimento humano). Para isso utilizou-se a Escala de Florescimento do Trabalho (EFLOT) e a Escala de Florescimento (Flourishing Scale) foi elaborada primeiramente por Diener e colaboradores (2010) e traduzida para a língua portuguesa por Silva e Caetano (2011).

A metodologia caracterizou-se como quantitativa, descritiva, com pesquisa de campo realizada pelo método survey junto a 171 estudantes universitários cearenses. Em seguida foi realizada comparação das médias, por meio do Teste T de Student e aplicado Teste ANOVA para verificar a existência de diferença no nível de florescimento entre os semestres do curso. Realizou-se a análise de regressão, árvore de decisão pelo Método CART – Classification and Regression Trees.

Dentre os aspectos abordados pela Escala de Florescimento do Trabalho, o que apresenta maior nível de concordância dos respondentes é a percepção relativa à competência e capacidade de fazer as atividades que lhes são importantes; demonstrando um aspecto que deve ser melhor trabalhado: o engajamento do estagiário, na medida do possível, nas atividades que são realmente importantes para a organização, fazendo com que ele se sinta parte do resultado daquele trabalho.