Os métodos tradicionais de ensino aplicados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) não são suficientes para prover os estudantes das habilidades fundamentais para o ambiente de negócios. Os jogos de empresas ganharam espaço, pois simulam o ambiente empresarial com bastante eficiência, estimulando a aprendizagem vivencial, onde o aluno, que é o centro da ação, aprende com suas próprias experiências.
Diante da contradição existente entre a importância de se usar jogos de empresas e o seu grau de aplicação nos cursos de graduação em administração, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar como os jogos de empresas podem contribuir com o aprendizado sobre estratégia organizacional na percepção de estudantes de graduação em administração do Amazonas.
Os jogos de empresas ganharam espaço no meio acadêmico como alternativa didática. Para Andrade e Lima (1999), os jogos de empresas, enquanto recurso didático, conseguem aproximar a teoria e a prática, com efetividade comprovada em vasta literatura sobre o tema. Lopes (2001) constatou que os jogos de empresas oferecem uma experiência superior a outros métodos, principalmente no desenvolvimento de habilidades gerenciais.
Foi aplicada uma metodologia recente que traduz-se por questionamentos abertos aos indivíduos que representam a coletividade, os quais ensejam discursos livres e sem amarras a um pensamento pré-concebido, também conhecido como Discurso do Sujeito Coletivo. Os questionários foram aplicados durante a realização do I Workshop de jogos de empresas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e foram obtidos 30 questionários válidos para pesquisa.
Os estudantes perceberam que os jogos de empresas proporcionam uma visão geral da empresa, no qual a estratégia adotada seria decisiva para o sucesso da organização. Enquanto instrumento de aprendizado, o jogo de empresas fez com que os alunos tivessem que tomar decisões estratégicas, trazendo a realidade empresarial para sala de aula. O jogo ainda contribuiu para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades entre os participantes, como: negociação, comunicação e trabalho em equipe.
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