RESUMO
Código: 1121
Tema: Jogos de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
A Contribuição dos Jogos de Empresas no Aprendizado Sobre Estratégia Organizacional
 

Os métodos tradicionais de ensino aplicados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) não são suficientes para prover os estudantes das habilidades fundamentais para o ambiente de negócios. Os jogos de empresas ganharam espaço, pois simulam o ambiente empresarial com bastante eficiência, estimulando a aprendizagem vivencial, onde o aluno, que é o centro da ação, aprende com suas próprias experiências.

Diante da contradição existente entre a importância de se usar jogos de empresas e o seu grau de aplicação nos cursos de graduação em administração, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar como os jogos de empresas podem contribuir com o aprendizado sobre estratégia organizacional na percepção de estudantes de graduação em administração do Amazonas.

Os jogos de empresas ganharam espaço no meio acadêmico como alternativa didática. Para Andrade e Lima (1999), os jogos de empresas, enquanto recurso didático, conseguem aproximar a teoria e a prática, com efetividade comprovada em vasta literatura sobre o tema. Lopes (2001) constatou que os jogos de empresas oferecem uma experiência superior a outros métodos, principalmente no desenvolvimento de habilidades gerenciais.

Foi aplicada uma metodologia recente que traduz-se por questionamentos abertos aos indivíduos que representam a coletividade, os quais ensejam discursos livres e sem amarras a um pensamento pré-concebido, também conhecido como Discurso do Sujeito Coletivo. Os questionários foram aplicados durante a realização do I Workshop de jogos de empresas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e foram obtidos 30 questionários válidos para pesquisa.

Os estudantes perceberam que os jogos de empresas proporcionam uma visão geral da empresa, no qual a estratégia adotada seria decisiva para o sucesso da organização. Enquanto instrumento de aprendizado, o jogo de empresas fez com que os alunos tivessem que tomar decisões estratégicas, trazendo a realidade empresarial para sala de aula. O jogo ainda contribuiu para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades entre os participantes, como: negociação, comunicação e trabalho em equipe.