RESUMO
Código: 1128
Tema: Temas Livres: Micro Empreendedor Individual, Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, e Redes Empreendedoras: Franquias

 

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Determinantes da Expansão das Franquias Brasileiras
 

Atualmente o sistema de franchising tem apresentado um crescimento significativo no cenário nacional, por se tratar de uma estratégia de competitividade e expansão das entidades, considerando que muitos empresários já tomam como estratégia a internacionalização de suas franquias, visando a busca de novos mercados, o aumento da competitividade, assim como o aumento nas vendas e lucros (MAURO, 1999; SILVA; BENEDICTO; SALAZAR, 2005; LAVIERI, 2008).

Essa pesquisa ocupa-se da seguinte problemática: Quais as determinantes para expansão do sistema de franchising no Brasil? E para responder a presente pergunta, traçou-se como objetivo da pesquisa analisar as determinantes da expansão das franquias brasileiras.

Para a Comissão da Comunidade Europeia o franchising é um sistema baseado na colaboração entre empresas jurídica e financeiramente,no qual comercializa-se produtos,serviços ou ainda tecnologias,onde o direito concedido pelo franqueador,com o objetivo autorizar e obrigar o franqueado a utilizar as marcas de serviços,logotipos e insígnias,ou know-how,direitos de propriedade industrial e intelectual e demais direitos autorais apoiados por uma prestação contínua e assistência técnica(SCHAWRTZ, 2009)

A população do estudo são todas as franquias brasileiras e, como população alvo, as franquias associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para amostra foi utilizado um grau de confiança de 95%, considerando ainda um erro amostral de 5%, gerando uma amostra de 348 franquias analisadas. As informações foram coletadas no sítio da ABF. Para análise dos dados foram utilizadas as técnicas de Estatística Descritiva, Correlação de Pearson e Regressão Linear Múltipla.

É possível apontar que o modelo proposto é significativo e as variáveis independentes conseguem explicar 25,2% da variação do número de franquias.As variáveis unidades próprias,selo de excelência,tempo de constituição,tempo de franquia e investimento inicial apresentaram nível de significância relevante.Exceto as variáveis unidades próprias e investimento inicial, as demais condizem com o diagnosticado na Correlação de Pearson, das quais apresentaram correlação com a variável número de franquias