RESUMO
Código: 1136
Tema: Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
Inclusão dos Profissionais Com Síndrome de Down no Mercado de Trabalho Na Cidade de Londrina-pr
 

Mais de 20 anos após a criação de legislação específica de proteção ao portador de deficiência, muitas organizações são resistentes em contratar profissionais com deficiência ou, ainda, realizam a efetivação a fim do cumprimento da obrigação, sem se preocupar com a necessidade de adaptação destes profissionais e sua verdadeira inclusão. Assim este estudo busca observar as relações no ambiente de trabalho de portadores de Síndrome de down, assim como os benefícios que podem ser observados.

A inclusão consiste em entender se a empresa permite um espaço social, agregando oportunidades e crescimento ou apenas cumprindo as leis trabalhistas. A partir destas colocações, estabelece-se a questão central deste estudo: Como ocorre o processo de inclusão no mercado de trabalho de pessoas portadoras da Síndrome de Down? Para tanto o objeto deste estudo, consiste em descrever como ocorre o processo de inclusão no mercado de trabalho de pessoas portadoras da Síndrome de Down.

Para discutir sobre a exclusão, o preconceito e a inclusão social no Brasil, colheram-se dados através dos autores Maia (2008) e um dos mais renomados nessa área, Sassaki (1997). Para desenvolver o contexto sobre o mercado de trabalho utilizaram-se os autores De Carvalho (2012) e Gebara (1986). Para tratar do tema a inclusão no mercado de trabalho, observou o conhecimento aprofundado dos autores Calado (2010) que relata os valores da diversidade humana e Sassaki (1997).

A metodologia utilizada neste trabalho teve por abordagem a pesquisa qualitativa descritiva, cujos dados foram coletados a partir de um roteiro de entrevista estruturado com profissionais portadores de Síndrome de Down e também com os gestores das empresas que contrataram esses profissionais. Na análise optou-se por uma descrição das percepções obtidas no momento das entrevistas e com base na fala dos entrevistados, utilizando a análise temática.

A pesquisa realizou entrevista estruturada com 3 portadores de síndrome de Down que estão inseridos no mercado de trabalho e também foi adaptado outro roteiro de pesquisa para entrevistar os responsáveis pelo RH ou gerentes das empresas das quais esses profissionais atuam. Dessa forma pode-se observar a forma como os indivíduos se veem inseridos no contexto organizacional, assim como trazer as observações dos gestores.