RESUMO
Código: 114
Tema: Cooperação Tecnológica e Inovação Aberta

 

Abrir
Arquivo

 
Práticas de Inovação Aberta Como Fator de Sucesso em Pequenas e Médias Empresas: Uma Revisão de Literatura Sistemática
 

Gassmann e Enkel (2004), destacam a importância da transferência e relevância dos conceitos de inovação aberta para as PME’s, já que elas não podem ser replicadas das organizações maiores para o contexto das PME’s. Uma tendência recente nas pesquisas sobre inovação aberta é a análise dessa temática em organizações de menor porte (Gassmann, Enkel, & Chesbrough, 2010), que apresenta poucos estudos adequados envolvendo a temática das PME’s (Hossain, 2013).

Temos a seguinte questão de pesquisa: Como o conceito de inovação aberta está sendo utilizado em pesquisas sobre pequenas e médias empresas? O objetivo deste artigo é identificar quais e como as práticas de inovação aberta estão sendo aplicadas em pequenas e médias empresas. Os objetivos específicos seriam verificar quais as particularidades das práticas de inovação aberta adotadas pelas PME’s e quais seriam mais aplicáveis à realidade das pequenas e médias empresas.

O referencial apresenta no início uma discussão sobre o conceito de inovação aberta e as principais considerações sobre a área, como ser um tema amplo e que recebe contribuições de diversas outras áreas do conhecimento (Huizingh, 2011). Em seguida são apresentadas as principais contribuições do tema para o contexto das PME's, reforçando a informação de que inovação aberta é de primordial importância para as pequenas e médias empresas (Colombo, Piva, & Rossi-Lamastra, 2014)

O artigo se classifica como qualitativo e de caráter descritivo. Para tanto, será realizada uma revisão de literatura objetivando mapear e conhecer o que tem sido publicado sobre inovação aberta em pequenas e médias empresas em artigos disponíveis na literatura científica internacional. As palavras-chaves escolhidas para a busca foram “open innovation” e “SME”. As bases consultadas foram a Emerald Insight, Web of Science, Science Direct e Scopus. O período dos artigos foi de 2010 a 2015.

As principais práticas de inovação aberta encontradas foram networking, licenciamento de patentes, aliança, transferência de tecnologia, transferência de conhecimento e crowdsourcing, nessa ordem, de acordo com o número de artigos encontrados que abordavam cada assunto. Wynarczyk (2013) destaca que as práticas de inovação aberta são cada vez mais adotadas pelas PME's. Porém há a necessidade de adaptação dessas práticas ao contexto das pequenas e médias empresas (Saguy & Sirotinskaya, 2014).