RESUMO
Código: 1140
Tema: Gestão Estratégica de TI e Governança de TI

 

Abrir
Arquivo

 
Indicadores Para Mensurar A Efetividade da Governança de Tecnologia da Informação: Um Estudo Qualitativo Multimétodo
 

As novas tecnologias dão origem a novas formas de governança organizacional, o que por consequência amplia a importância em estabelecer a Governança de TI (GTI) de forma efetiva (TIWANA, KONSYNSKI e VENKATRAMAN, 2013). A GTI tem sido um dos dez temas mais importantes nas pautas estratégicas organizacionais em todo o mundo (MAHONEY, 2012). Contudo, a adoção de GTI é uma atividade complexa e com diferentes fatores intervenientes. O artigo representa a consolidação de um estudo de 4 anos sobre GTI.

A dificuldade de mensurar de forma efetiva os mecanismos de GTI se caracteriza como um problema para as organizações, gerando incertezas em relação à área de TI e contribuindo para que os stakeholders tenham dúvidas em relação à contribuição da TI para a organização. Neste sentido, evidencia-se a questão de pesquisa deste estudo: quais os indicadores de mensuração que permitem avaliar e controlar os principais critérios de efetividade da GTI?

Para esta pesquisa, a efetividade dos mecanismos de GTI é considerada como a relação entre os mecanismos de GTI com os seus objetivos e princípios, assim como o quanto estes mecanismos endereçam e suportam os princípios e objetivos de GTI (WIEDENHÖFT, LUCIANO e TESTA, 2014). Para os autores, a efetividade da GTI é alcançada quando os princípios de Governança são respeitados pelos objetivos de GTI e estes, por sua vez, são atendidos e endereçados por seus mecanismos ou facilitadores.

Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa exploratório-descritiva de corte transversal, possuindo enfoque qualitativo multimétodo em virtude das técnicas de coleta (entrevistas, grupo focal e estudo de caso) e análise de dados (análise de conteúdo do tipo categorial) utilizados durante o processo de pesquisa, considerando especialmente as definições deste tipo de pesquisa expostas por FLICK, (2004).

Ao todo, 65 profissionais vinculados a 46 empresas participaram nas diferentes técnicas de coleta de dados. Nove critérios de efetividade da GTI foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas, e 213 indicadores de mensuração destes critérios foram identificados por meio de entrevistas. A análise de conteúdo possibilitou o agrupamento em 48 indicadores, levados para discussão em um grupo focal, pelo qual 27 indicadores foram considerados validos para a acompanhar da efetividade da GTI.