RESUMO
Código: 1141
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

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Análise da Disciplina de Contabilidade Avançada Nos Cursos de Ciências Contábeis de Universidades do Paraná
 

Autores (Calixto, 2006; Niyama et al., 2008; Santana & Araújo, 2011; Soares et al., 2012) têm pesquisado o ensino das disciplinas aplicados ao curso de ciências contábeis no Brasil. Assim, dada a importância da disciplina de Avançada na formação acadêmica e o impacto das alterações sofridas pela legislação, em prol da convergência das normas contábeis, identificou-se a necessidade de verificar como tem sido aplicado o ensino da disciplina de contabilidade avançada nas IES do Paraná.

Partindo da busca literária, emergiu-se o seguinte problema de pesquisa: como tem sido a elaboração e apresentação das ementas, conteúdos programáticos e o método de ensino da disciplina de contabilidade avançada nos cursos de ciências contábeis de IES do Paraná? Assim, destaca-se que o objetivo da pesquisa é analisar a disciplina de contabilidade avançada nos cursos de ciências contábeis de IES do Paraná, em relação a ementa, conteúdo programático e metodologia.

Dada a evolução da contabilidade e do aperfeiçoamento do currículo do curso de ciências contábeis, que para Magalhães (2006) tem por finalidade de prover a capacitação dos indivíduos, destaca-se que a qualidade do ensino contábil tomou novos rumos com a Resolução nº. 03/92, e também novas obrigatoriedades com a promulgação das leis Leis 11.638/2007 e 11.941/2009, fazendo com que a disciplina de contabilidade avançada reestrutura-se sua ementa para preparar o profissional contábil para o mercado.

A pesquisa caracteriza-se como descritivo, por meio de pesquisa documental, com abordagem predominantemente qualitativa. A amostra foi composta por nove universidades estaduais do estado do Paraná caracterizadas como públicas que ofertam o curso de graduação em ciências contábeis. Os dados foram coletados por meio dos sítios das universidades e por meio das ementas do curso disponibilizadas pelos coordenadores do curso em cada IES.

Os resultados indicam que os assuntos trabalhados na ementa da disciplina ementas voltam-se para a reorganização societária, a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, a avaliação dos investimentos, pronunciamentos contábeis e da consolidação das demonstrações contábeis, tendo como metodologia de ensino as aulas expositivas, concentrando uma carga horária de 68 horas. A disciplina apresenta caráter semestral, avaliada por meio de prova escrita, com bibliografia desatualizada.