RESUMO
Código: 1146
Tema: Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
Trabalho e Aposentadoria: Um Estudo Comparativo Entre A Literatura e A Concepção dos Aposentados Ativos no Mercado de Trabalho
 

A população brasileira vem experimentando um fenômeno de envelhecimento, ocasionado por um aumento na expectativa de vida e uma redução na taxa de fecundidade. Como consequência desse fato, a presença do aposentado no mercado de trabalho se torna algo cada vez mais comum. Por isso, é importante uma análise mais aprofundada nesse assunto, afim de descobrir as causas e as consequências envolvidas nesse assunto, já que é cada vez mais difícil encontrar mão de obra especializada no mercado atual.

São muitas as causas e as consequências que giram em torno desse assunto, e para analisá-las é preciso colher a opinião dos próprios aposentados ativos no mercado de trabalho. O objetivo desse estudo é analisar a visão desse público no que diz respeito ao ambiente de negócios atual e compreender suas necessidades e intenções envolvidas na continuidade no trabalho remunerado.

A literatura aponta várias abordagens sobre a participação dos aposentados no mercado de trabalho. As principais citadas nesse trabalho são: cintra; ribeiro; andrade, 2010; camarano, 2001; vanzella; neto; silva, 2011; bulla; kaefer, 2003; liberato, 2003; e outros.

Este artigo apresenta alguns resultados de um estudo exploratório que ultilizou, como procedimento de coleta de dados, pesquisa documental e bibliográfica. A pesquisa foi realizada na cidade de Ribeirão Preto e, tomou-se como base para cálculos de populção e amostra, os seguintes dados: número de habitantes do estado de São Paulo, número de habitante da cidade de Ribeirão Preto e número de aposentados do estado de São Paulo.

Por meio da análise dos resultados, observou-se muitos fatos interessantes nas opiniões e nas experiências dos aposentados. Os resultados foram analisados item a item e comparados entre si.