RESUMO
Código: 1156
Tema: Gestão Ambiental

 

Abrir
Arquivo

 
Caracterização do Programa Osasco Recicla e Sua Contribuição Às Políticas Públicas de Resíduos Sólidos no Município de Osasco
 

Situada no contexto da sustentabilidade, a correta destinação dos resíduos sólidos tem sido um grande desafio para a sociedade e seus diversos atores sociais, assim como as medidas por parte da gestão pública que vem sido implantadas para que os Municípios tratem os resíduos sólidos de maneira adequada. Embora tenham ocorrido aperfeiçoamentos no âmbito jurídico a partir Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ainda faltam muitos aspectos para que a mesma seja consolidada.

A geração de resíduos sólidos cresce cada vez mais, e embora a coleta e correta destinação dos resíduos esteja crescendo, a gestão dos resíduos sólidos ainda é um desafio para a sociedade. Assim, sem um engajamento e conscientização por meio de processos educativos, dificilmente a Política Nacional de Resíduos Sólidos será eficaz. O objetivo deste artigo consiste em caracterizar o Programa Osasco Recicla, contribuindo para as políticas públicas de resíduos sólidos no Município de Osasco.

Segundo Besen (2011), a coleta seletiva de resíduos sólidos e a reciclagem são atividades que contribuem com a sustentabilidade urbana e a saúde ambiental e humana. Conforme Jacobi e Besen (2011), existe um crescente investimento do governo federal na construção de aterros sanitários, centrais de triagem e de compostagem, infraestrutura e capacitação para organizações de catadores. Porém, a realidade brasileira demanda muito compromisso dos dirigentes municipais na tomada decisão.

O estudo foi desenvolvido no Município de Osasco, Estado de São Paulo. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e natureza exploratória. Para compreensão sobre a caracterização do Programa Osasco Recicla, foram entrevistadas 5 pessoas, pertencentes às Secretarias Municipais participantes do projeto.

A partir de pesquisa documental foi feita a caracterização do Programa Osasco Recicla, assim como, a menção ao convênio de colaboração financeira entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Programa. A segunda parte da análise, contempla o aprofundamento da caracterização do Osasco Recicla, a partir de entrevistas que abordam a interface junto às Secretarias Municipais.