RESUMO
Código: 1157
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

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Propriedade Intelectual e As Estratégias de Marketing Holístico: Um Estudo de Caso em Uma Universidade Federal
 

No século 21 o motor do desenvolvimento econômico tem sido o conhecimento.E as universidades estão cada vez mais sendo vistas como atores fundamentais nesse processo. O Brasil encontra-se ainda no estágio inicial no desenvolvimento das práticas que levam à inovação e as instituições científicas e tecnológicas (ICTs), notadamente as universidades públicas, receberam um papel de destaque nesse trabalho por meio da Lei de Inovação .Nesse cenário, o marketing pode exercer um papel interessante.

Compreender, sob a ótica do marketing, como se desenvolvem os processos de proteção e transferência das propriedades intelectuais de uma Universidade Federal para o mercado. Assim, foi proposta a seguinte questão norteadora da pesquisa: quais os papéis do marketing desde a proteção da propriedade intelectual até a inovação em uma Universidade Federal?

Para De Benedicto (2011), houve uma ampliação das expectativas em torno das universidades dentre elas: (e) incorporar as novas tecnologias geradas no setor produtivo, setor público; (f) executar a apropriabilidade direta e indireta das inovações tecnológicas, e; (g) criar um fluxo de benefícios tangíveis e intangíveis decorrentes da apropriabilidade. Kotler e Keller (2012, p. 17) afirmam que “o marketing holístico reconhece e concilia o escopo e as complexidadade das atividades de marketing.

Exploratório, que é adotado para casos em que se faz necessário definir um problema com mais precisão. Foram levantados dados em fontes secundárias, tais como, documentos e sítios da internet e foram realizadas entrevistas em profundidade com dois membros da equipe de trabalho do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Lavras e também realizadas duas entrevistas em profundidade com duas agentes que trabalham com inovação na Universidade citada.

As afirmações das entrevistadas levam a uma compreensão de que os esforços empreendidos pelo Nintec têm sido recebidos de forma positiva pelos professores/pesquisadores que com ele se relacionam, ao ponto de estarem espontaneamente divulgando o trabalho do Núcleo junto aos seus pares na instituição. Ao decorrer da entrevista, identificou-se o compromisso social que a universidade possui ao prestar auxílio para inventores independentes, que não possuem vínculo com a mesma.