RESUMO
Código: 1158
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

Abrir
Arquivo

 
Análise Comparativa de Redes Hospitalares: Diferenças Entre O Público – Privado.
 

No atual ambiente competitivo, as empresas devem se concentrar em suas competências e estabelecer parcerias em redes organizacionais (PECI, 1999). As redes são e serão componentes fundamentais das organizações e esta será a forma predominante de concorrência na nova economia global (CASTELLS, 1999). A atuação em rede nos serviços de saúde (um dos segmentos mais complexos de analisar as redes) pode ser observada para melhor compreender fenômenos de competição, cooperação e aprendizado relacional.

Este estudo objetiva compreender como os fatores relacionais – (i) Atuação em Rede; (ii) Cooperação; e (iii) Aprendizagem Relacional - se comportam em uma rede pública, localizada em MG e outra rede privada no ES. Para isso, este estudo analisa e compara os fatores Atuação em Rede, Cooperação e Aprendizagem Relacional nas duas redes hospitalares, público e privado, por meio da Análise de Redes Sociais e Análise de Regressão Linear.

Define-se o conceito de redes (GRANOVETTER, 1985) e as tipologias (LAZZARINI, 2008). É abordada a relevância em extrapolar o âmbito da teoria organizacional (PORTER, 1985). Apresentam-se conceitos da atuação em rede (SCOTT, 1991) e a relação com a cooperação (VASCONCELLOS; LOPES, 2010). Apresentam-se conceitos de cooperação em rede (VERSCHOORE, 2004) e a relação com o aprendizagem (DRUKER, 1999). Apresentam-se especificidades de hospitais públicos e privados (GLOUBERMAN; MINTZBERG, 2001).

Os métodos de análise utilizados foram Regressão Linear e Análise de Redes. As hipóteses utilizadas para este estudo são: H1) atuar em rede me leva a cooperar; H2) cooperar me leva a aprender com a rede, e; H3) aprender com a rede me leva a reforçar minha atuação.

As hipóteses H1 e H2 foram mais representativas na rede privada, enquanto a H3 foi mais representativa na rede publica. Na rede privada considera-se que atuar em rede conduz à cooperação e a cooperação conduz ao aprendizado. Porém, atuar em rede, cooperar e aprender, não significa aumentar a atuação em rede. Na rede pública, há maior relação entre a aprendizagem relacional e o reforço da atuação em rede e há maior reciprocidade nas relações, o que possibilita maior proximidade dos seus atores.