RESUMO
Código: 117
Tema: Operações

 

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A Gestão de Processos de Negócios Verdes (green Bpm) Como Ferramenta Propulsora de Ganhos Sustentáveis Na Gestão de Fornecedores de Uma Metalúrgica de Médio Porte
 

Uma das principais tendências em organizações é o processo de reestruturação industrial, na qual a empresa analisa suas relações intra e interorganizacionais, visando a obter diferenciais competitivos. Para realizar essa estruturação, a metalúrgica analisada com alguns problemas nos processos, optou por utilizar a metodologia do Green Business Process Management - Green BPM, objetivando que a organização aperfeiçoe seus processos de forma cíclica e incorpore as questões ambientais, como parte do

Por meio de pesquisa-ação, além do acompanhamento físico dos envios e recebimentos dos produtos e comparativo da qualidade do serviço prestado, foram conduzidas entrevistas com os gestores da produção; coletados dados do sistema ERP; analisadas notas fiscais de remessa, retorno e cobrança de industrialização dos materiais e tabelas de preço vigentes. Após diagnóstico finalizado, avaliação de custo e qualidade dos serviços de pintura eletrostática foi o foco das análises, que se resumiam a dois f

A empresa executou ações no intuito de reduzir, também os custos das operações dos fornecedores, focada na redução de custos e o aumento da rentabilidade na cadeia de suprimentos. Foram analisadas as solicitações dos fornecedores de pintura em destinar lotes maiores, da mesma cor para reduzir custos de setup das cabines de pintura e reclamações sobre os resíduos impregnados, que aumentavam os gastos com decapagem e limpeza dos fornecedores de cromeação e pintura.

A empresa decidiu focar seus esforços em reestruturação de processos, que visou identificar possíveis ganhos de produtividade e redução de desperdícios, tornando seus produtos novamente competitivos. A meta de redução foi atingida em 80% no processo de pintura, e foram eliminadas substâncias perigosas dos processos, o que trouxe ganhos ambientais e sociais, já que os funcionários deixaram de ter contato com as mesmas. Aproximou-se dos conceitos de sustentabilidade, demonstrando resultados reais