RESUMO
Código: 1173
Tema: Métodos e Técnicas de Pesquisa

 

Abrir
Arquivo

 
Critérios Para Avaliação da Alfabetização Computacional
 

Existe uma parcela da sociedade que usufrui de benefícios e conforto oriundos da evolução digital, criando novos caminhos para colaboração e inovações. Entretanto, há uma parcela da população que se encontra ainda excluída deste universo. Dado este contexto, evidencia-se que há um conjunto mínimo de conhecimento e habilidades digitais, denominado por Alfabetização Computacional (AC), os quais capacitam os indivíduos à produção ativa e também incorporam melhorias na vida cotidiana.

Considerando a evolução tecnológica ao longo do tempo, o conjunto de conhecimentos e habilidades relacionados à AC demanda permanente revisão. O problema de pesquisa identificado corresponde a necessidade de se estabelecer critérios para se avaliar a atualização do conceito e abrangência de AC. O objetivo deste estudo é identificar os critérios mais relevantes para avaliação da AC a partir de uma revisão sistemática da literatura e de uma pesquisa de campo envolvendo especialistas no tema.

A fundamentação teórica está baseada em uma revisão bibliográfica sobre a conceituação e abrangência de AC registrados por pesquisadores nos últimos 10 anos. A pesquisa ocorreu em duas bases (ACM e ERIC), utilizando o termo “Computer Literacy” como palavra chave. O resultado desta pesquisa bibliográfica apresentou inicialmente 84 artigos. Considerando os critérios de inclusão e exclusão, restaram 28 artigos, que formam a base teórica para descrição da conceituação e abrangência da AC.

Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória, com a finalidade de identificar os critérios mais relevantes para a avaliação da AC, a partir do ponto de vista de especialistas no tema. A estratégia de pesquisa está organizada em cinco fases: (1) revisão bibliográfica, (2) definição de um instrumento para coleta de dados, (3) estabelecimento de critérios para seleção de especialistas, (4) aplicação do instrumento e análise de resultados e (5) conclusões e relatório final.

O instrumento para coleta de dados é composto por 22 questões relacionadas a distintas dimensões da AC. A amostra é composta por 30 especialistas agrupados por: (1) oito supervisores com atuação em organizações privadas; (2) pesquisadores especializados em temas relacionados à Inclusão Digital; e (3) doze docentes de graduação. Os resultados foram analisados conforme a importância dos conhecimentos e habilidades de AC para a vida pessoal e para a vida profissional.