RESUMO
Código: 1176
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

Abrir
Arquivo

 
Estado da Arte das Publicaçoes dos Egressos do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Uerj – Turmas de 2004 A 2012.
 

Os programas de mestrado e doutorado acadêmicos servem para formar pesquisadores e educadores no país. Desta forma, um dos índices que avalia esses programas são as pesquisas realizadas durante esse processo de formação dos discentes e durante toda a vida acadêmica dos docentes. Sendo assim, a publicação tem interferência direta na nota de avaliação da CAPES, que serve para mensurar a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado das instituições de ensino no Brasil.

Com base nas pesquisas anteriores sobre o tema, a presente discussão enseja o seguinte problema de pesquisa: Qual o grau de produtividade dos egressos do curso de Mestrado da UERJ?

Após a revisão bibliográfica sobre o tema, podemos afirmar que o tema é de suma importância para a melhoria dos programas de mestrado e doutorado. Desta forma, conhecer o nível de produtividade dos egressos da UERJ pode contribuir em decisões futuras da instituição para a melhoria da sua avaliação na CAPES.

Quanto aos procedimentos adotados, a pesquisa caracteriza-se como documental, esse procedimento de pesquisa se baseia em materiais que ainda não receberam um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa. O tipo de pesquisa quanto à abordagem do problema será a quantitativa, que emprega um instrumento estatístico como base do processo de análise do problema.

A análise dos dados obtidos foi realizada no Microsoft Excel. Por último foi verificado a nota CAPES para o mestrado em Ciências contábeis da UERJ nos anos de 2004 a 2012. Dos 138 egressos das turmas de 2004 a 2012, não foram encontrados na plataforma lattes o currículo de 34 pesquisadores que representam 25% dos egressos. Sendo assim a análise foi realizada com 75% dos egressos da UERJ que totalizam 104 currículos.