RESUMO
Código: 1190
Tema: Jogos de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
A Influência da Comunicação Organizacional no Desempenho de Empresas.
 

As organizações contemporâneas possuem em seu escopo atividades de alta complexidade que demandam a divisão do trabalho, garantindo assim retornos positivos. Quanto mais especializadas são as funções de cada colaborador, melhor organizados devem ser as relações entre eles. Esta é a função da comunicação organizacional estratégica, o trabalhador recebe e assimila informações sobre a estratégia da empresa para que tome decisões corretas dentro do esperado pela organização.

Diante das inúmeras falhas de comunicação a que estão sujeitas as organizações, este estudo tem como objetivo verificar a influência da comunicação organizacional interna no desempenho de grupos que participaram de um Jogo de Empresas em busca de desempenho.

Segmentada em 3 partes, a revisão bibliográfica retoma as teorias ligadas à comunicação organizacional (conceito, composição e objetivos), um caso de sucesso e outro de fracasso sobre a escolha de um canal para comunicação, e um caso com tema transversar sobre o uso da comunicação organizacional para engajar colaboradores de uma fábrica automotiva em assuntos ligados à sustentabiilidade.

Esta pesquisa utilizou como dados secundários estudos de caso e teorias de natureza qualitativa encontrados em artigos científicos, livros-texto e na internet com o objetivo de descrever teorias e fatos para embasar a pesquisa. A aplicação prática teve como objetivo a descrição do processo de comunicação através da participação no Jogo de Empresas com pesquisa na disciplina de Laboratório de Gestão Empresarial I contendo dados tanto de natureza qualitativa, quanto quantitativa.

Nota-se que o grupo analisado tinha uma grande instabilidade considerando o histórico das tomadas de decisão devido ao baixo conhecimento dos parâmetros do Jogo de Empresas que aliado à estratégia branda, os investimentos estavam abaixo da média do mercado gerando retornos abaixo do esperado para o primeiro ano. Após a mudança para uma estratégia agressiva, com o crescente aumento dos investimentos, o lucro líquido e o mercado potencial gerado trouxeram resultados muito positivos ao grupo.