RESUMO
Código: 1191
Tema: Carreiras e Competências

 

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Estilos de Liderança do Modelo de Gestão Por Competências: Um Estudo de Caso em Uma Cooperativa de Crédito
 

A sobrevivência das organizações tem se mostrado cada vez mais complexa e competitiva. Com as constantes mudanças no cenário econômico, as empresas necessitam buscar a inovação a todo o momento. Nessa perspectiva, já se tornou comum o reconhecimento de que o recurso mais valioso perante esse contexto de alto dinamismo são as pessoas. Com isso, essas organizações têm buscado novas práticas e modelos de gestão de pessoas. Um desses modelos que tem sido muito aplicado é a Gestão por Competências.

O presente trabalho tem como problema de pesquisa a seguinte questão: quais são as competências e os estilos de liderança considerados essenciais em uma empresa que adotou o Modelo de Gestão por Competências? Como objetivo, o estudo visa analisar quais são os estilos de liderança adotados em uma empresa que implantou o Modelo de Gestão por Competências há mais de 10 anos.

As teorias basilares deste artigo foram: Modelo de Gestão por Competências elaborado por Dutra (2001) e os atributos de competências associados à figura do líder pesquisados por Sant’anna, Campos e Lótfi (2012). Após isso, atributos encontrados pelos autores, puderam ser agrupados em quatro conjuntos, que representam estilos de liderança, bem aos moldes dos preconizados por Blake e Mouton (1964). Esses estilos são: líder orientado para pessoas, visionário, mobilizador e ambivalente.

A metodologia foi um estudo de caso utilizando a triangulação de métodos quantitativos e qualitativos. Para isso, foi utilizado tanto entrevistas semi-estruturadas com os gestores quanto questionários com as equipes. A análise de conteúdo foi a técnica escolhida para sistematizar o conteúdo das entrevistas. Por fim, procedeu-se a tabulação dos mesmos e posteriormente foi realizado uma leitura flutuante visando identificar competências comuns que mostram os estilos de liderança mais utilizados.

Os principais resultados foram que a maioria das competências utilizadas na pesquisa é essencial e os estilos de liderança mais citados é o líder ambivalente e mobilizador. E em relação ao nível de complexidade das atribuições dos líderes foram citados os níveis 7 e 5, porém com controvérsias no nível 7.