Este artigo tem como propósito central apresentar resultados de pesquisa destinada a investigar competências de profissionais e gestores que procederam a transições de carreira do mundo corporativo para o acadêmico.
Visa, também, proceder a análise comparativa com dados obtidos em pesquisa originalmente conduzida sobre o tema, pelos autores, em 2010. Nesse sentido, analisa eventuais alterações nas competências docentes requeridas a esses docentes, bem como em estratégias didático-pedagógicas por eles utilizadas.
Como referencial teórico, o estudo compreendeu atualização e articulação entre os construtos Carreira, Carreira Docente, Transições de Carreira, Competências e Competências Docentes, originalmente contemplados em estudo anterior conduzido pelos autores, em 2010.
Recorrendo à mesma abordagem de pesquisa originalmente utilizada - qualitativa - o presente levantamento empírico de dados envolveu a realização de 25 entrevistas semiestruturadas e em profundidade junto a mesmos indivíduos que participaram do levantamento anterior, em 2010. Nesse sentido, pode-se, também, caracterizá-lo como de corte longitudinal. Para tratamento dos dados foi aplicada a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software de tratamento qualitativo de dados QDA Miner.
Os resultados corroboraram as competências identificadas na pesquisa anterior. Reiterou-se, também, ênfase dos respondentes quanto à importância da transferência de experiências do mundo corporativo para o mundo acadêmico, por meio de estratégias de ensino-aprendizagem, mais afins à dinâmica organizacional, como os estudos de casos e as dinâmicas em grupos.
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