RESUMO
Código: 1199
Tema: Estratégia

 

Abrir
Arquivo

 
Aplicação do Modelo Design Thinking Para Inserção de Universidade Corporativa no Formato Ead Como Fator de Geração de Capacidades Dinâmicas:vantagem Competitiva em Uma Empresa de Engenharia
 

A falta de mão de obra qualificada obriga as empresas a baixar o nível de exigência para contratação e investir pesadamente na formação de seu quadro de colaboradores. Asempresas que produzem bens de capital não conseguem estocar matéria prima devido à intangibilidade e os colaboradores ficam superalocados no momento de treinamento e subalocados em outro projeto refletindo custo de oportunidade versus ociosidade.Este cenário de baixa competitividade nacional é o principal motivador deste relato

Com a intervenção oportunizou-se a inovação e a competitividade em relação ao mercado. Este relato indica como uma universidade corporativa, estruturada em uma empresa de engenharia, traz os pilares necessários para o framework de capacidades dinâmicas, tornando-se uma possível fonte de vantagem competitiva. Apresenta o desenvolvimento de uma plataforma de Ensino a Distância com conteúdo prático, modular e relevante para a formação dos colaboradores internos em primeira instância e, mercado.

A abordagem empregada foi baseada no conceito “Design Thinking” (COLLINGS; HANSEN, 2011), que segue a metodologia de experimentar o máximo de vezes possível em ensaios com três características: pouco risco, pouca distração e pouco gasto de recursos. A partir do momento que se valida de forma empírica uma hipótese ou teoria, utiliza-se, então, uma grande quantidade de recursos.

O resultado da plataforma foi redução de ociosidade; redução de custo de oportunidade com treinamentos externos; aumento de competitividade; e um novo canal de vendas para o mercado, com grande potencial de escala. Somando-se aos ganhos internos a GreyLogix já começou a comercializar cursos para seus clientes dentro da plataforma EAD, por meio da UniLogix.