RESUMO
Código: 1207
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

Abrir
Arquivo

 
Percepção dos Estudantes de Uma Universidade Federal Quanto à Relevância do Empreendedorismo em Projetos de Extensão Universitária.
 

Os empreendedores são os que “fazem acontecer”, buscam algo diferente para se sobressair no meio de tantas estratégias iguais, eliminam barreiras comerciais e culturais; renovam e difundem os conceitos econômicos; constituem novas relações de trabalho, gerando riqueza e transformação social. Não se trata apenas da geração de empregos, mas, também de um desenvolvimento sustentável, de tal maneira que seja possível a transformação da realidade de uma determinada região.

O presente trabalho apresenta a percepção dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que se refere à importância do empreendedorismo em projetos de Extensão Universitária, através de estudo de caso na Aula Magna de Empreendedorismo e Inovação, alusiva à abertura do semestre letivo 2013.1. Busca-se contextualizar a temática da palestra; evidenciar a percepção dos alunos da instituição referente à temática da pesquisa e relatar a experiência do Programa de Extensão CIPÓ.

No Brasil, o estímulo à educação empreendedora nas IES ainda está em fase de consolidação. Os desafios estão em distanciar o ensino da reprodução de modelos pedagógicos e na formação de uma estrutura acadêmica capaz de estimular novas ideias e o pensamento crítico empreendedor. Nessa perspectiva, a Extensão Universitária contribui na disseminação da cultura empreendedora, auxiliando as universidades na aplicação do conhecimento acadêmico na prática, proporcionando democratização do conhecimento.

Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória, utilizando-se de levantamento de dados através de questionário aplicado a uma amostra de 100 pessoas de diversos cursos da UFRN, empregando a Escala de Likert na codificação dos dados. Os resultados desse survey foram unidos a uma pesquisa bibliográfica. Caracterizou-se também como estudo de caso realizado em evento e em um Programa de Extensão Universitária específico da IES. Quanto à abordagem, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa.

Em relação ao Programa de Extensão CIPÓ, verifica-se que através de técnicas empreendedoras, como a realização de cursos, oficinas e estudos de viabilidade econômica, há a promoção de mudanças sociais em municípios do interior do estado. No tocante ao empreendedorismo, nota-se que os participantes da Aula Magna dispõem do conhecimento teórico acerca do tema, e que o aumento contínuo no número de participantes em ações de extensão evidencia a importância da temática para a universidade.