RESUMO
Código: 1220
Tema: Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

 

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Governança em Comunidades Virtuais de Negócios
 

As comunidades virtuais de negócios representam um tipo específico de relacionamento interorganizacional, em especial no que se refere às dimensões tecnológicas, que lhe conferem especificidades únicas. Distinguem-se de outras formas de relacionamentos interorganizacionais na medida em que as organizações participantes fazem uso intensivo da TI para promover a ação coletiva. Seja qual for o tipo de relacionamento interorganizacional, necessitam de governança para alcançar os objetivos propostos.

Com base nessas reflexões, este estudo tem a seguinte questão norteadora: Quais os elementos essenciais da governança em CVN (Comunidades Virtuais de Negócios)? Como resultado, o artigo propõe um framework que sintetiza uma base conceitual para o tema governança em CVN, com aplicação de um caso empírico em um cluster de flores gaúcho, junto ao qual foi desenvolvida uma CVN.

Nesta seção discute-se a base teórica do artigo, a partir de dois constructos: Comunidades Virtuais de Negócios (CVN) enquanto forma distinta de relacionamento interorganizacional; e Governança Interorganizacional, enquanto elemento capaz de coordenar as relações entre empresas. Essa base, permitiu identificar pressupostos elementares para a construção de mecanismos de governança, tais como a estruturação de normas e regras, formas de monitoramento e a aplicação de incentivos e sanções na CVN.

O método adotado para a realização do estudo envolveu a revisão da literatura e um estudo de caso em um cluster de flores gaúcho, junto ao qual foi desenvolvida uma CVN, denominada de Comunidade de Negócios de Flores – CN-Flores (www.cnflores.com.br). O intuito foi de mapear evidências empíricas para a identificação de elementos relacionados à governança em CVN. O estudo de caso considerou dados coletados no período de dois anos, por meio de fontes de dados variadas.

A governança em CVN é representada pelo conjunto de mecanismos que compreendem normas e/ou regras, formas de monitoramento dessas regulações e a aplicação de incentivos e sanções. Procura-se compreender o processo de desenvolvimento desses mecanismos a partir dos oito princípios da boa governança propostos por Ostrom (1990). As dimensões da tecnologia que servem como base para a criação de uma CVN são influenciadas e podem, ao mesmo tempo, influenciar aspectos da governança interorganizacional.