RESUMO
Código: 1222
Tema: Gestão Ambiental

 

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A Formação de Mercados Secundários Na Cadeia de Telefonia Móvel: Uma Análise Na Perspectiva de Pós-consumo.
 

Analisar o comportamento dos consumidores em todas as etapas de um processo de decisão de compra é fundamental para as organizações que desejam crescer e lucrar em um ambiente cada vez mais competitivo. No entanto, suas responsabilidades quando inseridas em uma cadeia, em que o produto final, numa condição de descarte inadequado, é nocivo ao meio ambiente devem ir além dos princípios do capitalismo.

Problema: O comportamento dos consumidores no momento do descarte é determinante para o desenvolvimento de mercados secundários de aparelhos de telefonia móvel? Objetivo: Analisar o desenvolvimento de mercados secundários através do comportamento dos consumidores no momento do descarte de aparelhos de telefonia móvel.

A partir do momento em que uma empresa lança um novo produto, automaticamente, ocorre uma desatualização da versão anterior e, provavelmente, o seu descarte. No que se refere a uma definição, Jacoby, Berning e Dietvorst (1977 apud ROZZETT; ALFINITO; ASSUMPÇÃO, 2013, p. 2) “definiram descarte como o que é feito com o produto quando não há mais utilidade para ele.”

As abordagens quantitativa e qualitativa foram utilizadas no desenvolvimento deste artigo. A coleta de dados foi realizada em dois momentos diferentes. De início, foi aplicado um questionário com posterior tabulação e descrição de frequência. Por outro lado a aplicabilidade qualitativa se deu através da realização de grupos de discussão.

Foi possível verificar as atitudes tomadas por parte dos respondentes com relação aos aparelhos antigos a partir do momento em que adquirem um novo modelo. 9,52% descartam os aparelhos jogando-os no lixo. 44,05% afirmaram que venderam os aparelhos sem utilização o que resulta na formação de um mercado secundário.