RESUMO
Código: 1223
Tema: Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

 

Abrir
Arquivo

 
Adaptação da Ferramenta Balanced Scorecard à Gestão Pública Municipal: O Caso da Prefeitura de Lavras-mg
 

Embora tenha sido criada fundamentalmente para o setor privado, acredita-se que o BSC com as devidas adaptações e ajustes, tem-se muito a contribuir com o setor público; especialmente porque permite a adequação estratégica da organização, proporcionando o seu crescimento por meio de resultados subjetivos e que não estão somente vinculados aos aspectos financeiros (BITENCOURT, 2010).

Problema de Pesquisa De que maneira o BSC pode ser aplicado na gestão pública? Qual a contribuição desta ferramenta para o planejamento estratégico municipal? Objetivo Geral Pretende-se com esta pesquisa analisar a aplicação da ferramenta BSC para as atividades de planejamento estratégico na gestão pública municipal.

A adoção das perspectivas descritas por Kaplan e Norton, segundo Silva (2009, p.10) devem sofrer adaptações, visto que o BSC foi criado especialmente para organizações que tem como objetivo o lucro. Quando aplicadas ao setor público a posição da perspectiva financeira troca de posição com a cliente, ou seja, no topo aparece a perspectiva cliente, ou cidadão, fim principal do governo. Apesar da mudança, não há perda de relevância, mas sim uma necessidade de ajuste ou readequação do modelo.

Pesquisa Qualitativa, análise documental, observação participante, entrevistas.

Ao sofrer adaptações, sejam estas econômicas, políticas ou sociais, o modelo BSC desenvolvido por Kaplan e Norton (1997), pode e deve ser aplicado ao setor público. Alterando o foco da perspectiva financeira para a perspectiva clientes (cidadãos) o BSC muda sua ideia mercadológica, e coloca foco na questão do atendimento das necessidades sociais em detrimento do lucro; contudo, não se tem clareza sobre sua consistência, pois no caso das prefeituras municipais.