RESUMO
Código: 1231
Tema: Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

 

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Responsabilidade Social Corporativa (rsc): Uma Análise Temporal de Publicações.
 

As empresas começaram a praticar ações sociais em suas comunidades com ações voluntárias, como filantropia corporativa, com o intuito de solucionar problemas sociais (BRONN, VRIONI, 2001). Friedman (1962), que defendia que a única responsabilidade social das corporações era o lucro para seus acionistas, foi se modificando aos poucos pelo fato de que esta responsabilidade deve ser tratada como um investimento que visa contribuir para o desempenho da organização em longo prazo.

Quais são os tipos de abordagens e suas relações sobre a Responsabilidade Social Corporativa em artigos publicados na última década? Diante deste problema de pesquisa, este estudo tem como objetivo analisar artigos publicados durante a última década, utilizando o método de revisão de literatura bibliográfica para identificar estas abordagens e apontar seus resultados.

O conceito de RS já é discutido desde publicações na década de 1950, com Bowen (1953) que a coloca o surgimento de questionamentos sobre as empresas perante a sociedade e sobre o que a sociedade espera das responsabilidades empresariais, que carregam uma tentativa de inserção de ética pelos indivíduos sociais que questionam as ações das empresas como uma forma de abranger toda a cúpula social (CARVALHO, 2013; CARROL, 1999).

O método utilizado para o desenvolvimento do presente trabalho foi a realização de uma pesquisa de revisão de literatura realizada entre os dias 23 de Fevereiro a 28 de Março de 2015. Foi realizada uma busca avançada, definida pelo assunto "Responsabilidade Social Corporativa", selecionando como data de publicação a última década. foi definido que a pesquisa seria focada apenas em artigos em português e com publicação em revistas com classificação Qualis B2 e superiores.

A partir dos artigos classificados foi possível dividi-los em categorias e realizar uma análise comparativa e sumarizada em forma de tabelas demonstrativas. As categorias definidas para classificação foram: 1. Informações de divulgação de empresas; 2. Abordagem de pesquisas e diagnósticos empresariais e sociais; 3. Abordagens sobre Marketing Social e, 4. Outras diretrizes.