RESUMO
Código: 1253
Tema: Pequenas e Médias Empresas

 

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Capacidade Absortiva Nas Pequenas e Médias Empresas: Análise Sistemática das Publicações Na Base Web Of Science
 

No ambiente de negócios caracterizado por rápidas e complexas mudanças, as empresas são desafiadas a desenvolver novas capacidades para sobreviverem ao longo prazo, principalmente as pequenas e médias empresas (PMEs). A capacidade de uma empresa absorver conhecimentos do ambiente externo é denominada de capacidade absortiva.

Estudos anteriores não apenas reconhecem a relevância e o crescente interesse das pesquisas sobre capacidade absortiva, como também destacam a importância e a necessidade da realização de estudos nas pequenas e médias empresas (PMEs). Todavia, pouco se sabe sobre as características das pesquisas publicadas que têm esse enfoque. O objetivo deste trabalho é mapear sistematicamente a produção científica internacional sobre capacidade absortiva nas PMEs.

O referencial teórico retrata tanto os clássicos como os recentes artigos sobre o tema. São discutidos aspectos conceituais relacionados à capacidade absortiva (CA) conforme diferentes autores – tais como Cohen e Levinthal (1990), Zahra e George (2002). São também apresentados alguns desafios, tais como a compreensão dos fatores antecedentes da CA e a análise da sua influência nos resultados das PMEs – p.ex. desempenho organizacional (TZOKAS et al., 2015).

Este é um estudo bibliométrico realizado em duas etapas: (i) busca e (ii) análise sistemática da literatura. A busca sistemática foi feita na base Web of Science e foram incluídas as publicações até 2014, um total de 106 artigos. Na etapa de análise sistemática foi selecionado um estrato de 16 artigos, os quais foram lidos, analisados e sintetizados retirando informações referentes aos enfoques/objetivos dos estudos, contexto (empresas, setores e países) e principais resultados/conclusões.

Foram identificados 106 artigos publicados até 2014 em 47 periódicos. Esses trabalhos foram escritos por 255 autores vinculados a 180 instituições em 30 países. Também foram identificados 15 periódicos com mais publicações e/ou com alto impacto no tema. Nos artigos analisados identificou-se 12 fatores que influenciam a CA nas PMEs (p.ex. recursos internos, funcionários qualificados e investimentos em P&D) e 21 fatores que são influenciados pela CA (p.ex. inovação e desempenho financeiro).