RESUMO
Código: 1255
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Indutivos

 

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Eu Também Sou Consumidor: Pessoas Com Deficiência Física no Varejo Hipermercadista da Cidade de João Pessoa/pb
 

As pessoas com deficiência possuem necessidades que só podem ser supridas através do consumo. No que diz respeito à inclusão das pessoas com deficiência nos ambientes urbanos de consumo, destacam-se a importância do acesso aos ambientes de autosserviço, em especial, os hipermercados, por serem alguns dos principais locais de comércio varejista da atualidade.

A cidade de João Pessoa/PB é a terceira capital do país com maior número de pessoas com algum tipo de deficiência (IBGE, 2010). O objetivo desta pesquisa é analisar, sob a ótica da pesquisa transformativa do consumidor, a interação das pessoas com deficiência física com o ambiente de consumo dos hipermercados na cidade de João Pessoa/PB.

O despreparo ou negligência perante às necessidades de acesso das pessoas com deficiência ao consumo faz com que estas enfrentem um efeito duplo de vulnerabilidade. Primeiro, pelo não reconhecimento por parte da sociedade como sujeitos produtivos e economicamente ativos; e, segundo, pela dificuldade e mesmo a impossibilidade de garantirem sua autonomia. Frequentemente são apresentadas nesses ambientes barreiras que as impedem ou limitam as suas atividades de consumo.

Esta pesquisa posiciona-se no paradigma transformativo, e é de natureza qualitativa. a investigação se deu com um corpus de 14 pessoas com deficiência física, dos 21 anos aos 59 anos. Foi adotado o método da entrevista em profundidade. As perguntas foram conduzidas por um roteiro de tópicos, tornando-se assim semi-estruturadas, contendo 30 perguntas, feitas com base na literatura nacional e internacional realizada sobre o tema. Como método de análise, adotou-se a análise de discurso.

Apesar de artigos internacionais demostrarem que os clientes com deficiência frequentemente passam por constrangimentos devido às portas inadequadas de estabelecimentos (KAUFMAN, 1999), este fato não foi citado por nenhum dos entrevistados como sendo problemático na cidade de João Pessoa. Os consumidores com deficiência física deparam-se com estabelecimentos que lhes transmitem a mensagem de ‘não boas-vindas’