RESUMO
Código: 1256
Tema: Comportamento Organizacional

 

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Caiu Na Rede É Amigo. A Comunicação Organizacional Sob A Perspectiva do Estudo de Redes.
 

No artigo clássico de Daft e Lengel (1983), defendia-se que os canais de comunicação possuíam um atributo de eficácia, em que os canais mais ricos de informação, seriam melhores para lidar com certos tipos de comunicação, como a comunicação formal. Posteriormente Hall (1976) alegou que as comunicações variam de acordo com o conceito de alta ou baixa cultura. Kittler et al. (2011) constataram que o uso deste contexto poderia variar, e para isso, levaram em consideração possíveis inconsistências.

Uma intenção do estudo foi de procurar explicitar se mesmo em uma pequena organização, seria possível encontrar mais de uma forma comunicacional na sua cultura. Esses formatos incluem uma rede de relações formais e informais, como por exemplo, o papel exercido pelos fofoqueiros da organização (Freitas, 1991). Nós entendemos que sob essa ótica, parece haver um conflito teórico quanto a função organizacional dos contatos gerados pelos colaboradores.

A tipologia proposta por Riesman et al. (1950) divide as sociedades, e a forma como seus membros se organizam e se comunicam, a partir de três momentos distintos, sociedade pré-industrial, industrial e pós-industrial. Na sociedade pré-industrial em razão da fixação local das famílias e sua baixa mobilidade geográfica as redes de relacionamento perduram por anos caracterizando o que Hall (1976) define como sociedade de alto contexto.

Procuramos fazer um estudo exploratório para verificar se é possível encontrar nas organizações essas configurações ambientais da comunicação. Analisamos a comunicação exercida pelos colaboradores de três escolas de música no ABC Paulista. A técnica utilizada para obtenção dos resultados foi a de blockmodelling, demonstração das densidades entre as populações das redes sociais, análise de centro e periferia, técnica estatística de correlação e qui-quadrado entre os dados obtidos.

Os resultados dos cálculos estatísticos demonstram que H1: Há a formação de centro e periferia, estabelecidas por meio da densidade comunicacional nas escolas estudadas deverá ser aceita, a H2: A densidade entre os índices de comunicação dentro de um setor é maior do que entre os setores será rejeitada e a H3: Níveis de amizade são relacionados positivamente com a densidade comunicacional independetemente da forma como os atores se comunicam deverá ser aceita.