RESUMO
Código: 126
Tema: Inovações em TI e Redes Sociais

 

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Difusão de Inovação Tecnológica: Fatores Determinantes Na Adoção do Livro Eletrônico no Ensino Superior em Administração
 

Com o advento da internet a partir de 1990, a indústria editorial vem se adaptando às mudanças impostas pelo avanço tecnológico. Diversos estudos versam sobre as vantagens de adoção de livros eletrônicos em substituição aos impressos. No entanto, a difusão dessa nova tecnologia tem sido lenta, e sua adoção enfrenta resistência. Apesar do volume de vendas de livros eletrônicos ter aumentado 225,13% de 2012 para 2013, o resultado ainda é pouco expressivo, com uma participação de apenas 2,3%.

O objetivo principal foi identificar os fatores determinantes da adoção de livros didáticos eletrônicos no ensino superior em administração, segundo a percepção de professores e profissionais de editoras. Objetivos específicos: a) classificar os fatores que mais interferem no processo de adoção de livros didáticos eletrônicos; b) comparar as percepções sobre a adoção entre professores e profissionais de editoras; c) realizar estudo longitudinal com coletas realizadas em 2008 e 2014.

A difusão de uma inovação é um processo que envolve indivíduos e grupos que decidem pela adoção como a melhor ação disponível. Tendo sido adotada uma inovação por indivíduos ou grupos, ela pode ou não se difundir. A adoção de uma inovação é baseada em três tipos de decisão sobre seu uso: decisões opcionais, coletivas ou de autoridade. No caso de livros didáticos, a decisão sobre o uso da inovação é do tipo autoridade, pois quem define que livros serão lidos são os professores (ROGERS, 1983).

Pesquisa exploratória, quantitativa e de caráter longitudinal. Foi utilizado o método survey. As variáveis do instrumento de coleta (MOORE e BENBASAT, 1991) foram adaptadas e validadas. Amostra não probabilística e escolhida por conveniência, considerando duas coletas realizadas em 2008 e 2014. Questionário com 46 perguntas foi aplicado por meio do software Qualtrics. A escala Likert de cinco pontos foi utilizada. Análise Fatorial Confirmatória, Regressão Logística e ANOVA foram utilizadas.

Os sete fatores foram validados com indicadores aceitáveis de validade convergente e discriminante: vantagem relativa, compatibilidade, experimentação, facilidade de uso, imagem, uso voluntário, visibilidade e demonstração de resultados. No entanto, apenas o fator vantagem relativa se mostrou significante no modelo, onde a um forte apelo funcional. A adoção do livro eletrônico ocorre na medida em que essa inovação é percebida como melhor que seu precedente (livro impresso).