RESUMO
Código: 1260
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Balanced Scorecard e A Mitigação dos Riscos Organizacionais: Um Estudo de Múltiplos Casos
 

O risco, inerente a qualquer atividade, está presente tanto no cotidiano individual quanto no empresarial. A literatura aponta ainda lacunas na relação entre a gestão do risco e as metodologias de análise de desempenho, aqui tratado através do Balanced Scorecard (BSC).

Questiona-se:qual a relação entre o BSC e a gestão ou mitigação dos riscos corporativos? Visa-se, no que tange este estudo, analisar a relação entre o BSC e a gestão ou a mitigação dos riscos em três organizações de referência nos seus respectivos setores instaladas no Estado do Paraná.

Além da utilização tradicional do scorecard, outra possibilidade seria a inclusão de metas e objetivos da gestão de risco. Este modelo oferece uma infraestrutura adequada para a implementação da gestão de riscos em uma organização, fortalecendo, assim, o alcance do foco da gestão já que relaciona o gerir do risco com a medida de desempenho (MEULBROEK, 2002; BEASLEY et al., 2006; RASID et al., 2012; WARUHIU, 2014).

O estudo foi desenvolvido por meio de múltiplos casos com três grandes empresas referências em seu setor. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, análises documentais, e observações. A análise de dados coletados seguiu os princípios da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977).

Apesar do risco ser administrado de maneira diferente em cada organização, verificou-se que com a adoção da metodologia do BSC possibilitou as empresas identificarem uma maior gama de riscos prováveis, potencializando assim a sua gestão.