RESUMO
Código: 1265
Tema: Gestão de Operações Sustentáveis

 

Abrir
Arquivo

 
O Uso da Logística Reversa Para A Gestão de Resíduos no Varejo Supermercadista da Região da Alta Paulista
 

A prática da logística reversa que é reconhecida como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes ao retorno dos bens de pós-venda e pós-consumo ao ciclo produtivo, por meio de canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros (LEITE, 2002).

Assim, o problema de pesquisa que orienta o presente trabalho, pode ser expresso pela seguinte questão: Como as práticas de Logística Reversa implantadas pelos supermercados da região da Alta Paulista contribuem para a sustentabilidade? Neste sentido o objetivo desta pesquisa foi analisar as práticas de logística reversa realizadas por supermercados do interior do Estado de São Paulo, e quantificar o volume de resíduos que deixam de ser descartados incorretamente no ambiente.

São trazidos a conhecimento, de forma objetiva, os temas abordados durante a pesquisa, sendo eles: reciclagem e reuso de resíduos sólidos, gestão de resíduos sólidos e, logística reversa. No setor do varejo supermercadista, a logística reversa pode surgir como uma nova possibilidade de ganho, pois auxilia no desempenho da organização, gerando possibilidade de aproveitamento do que seria descartado, assim, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e sociais dos resíduos gerados por este

Foi realizada uma pesquisa de campo em três supermercados, Com observação direta durante um período de seis meses, observou-se a prática de logística reversa realizada em cada supermercado para quantificar o que foi deixado de poluir através do descarte correto dos materiais (plástico e papelão). Para isto, foi utilizado na análise dos dados o método desenvolvido pelo Instituto Wuppertal, que permite quantificar os dados de acordo com os materiais produzidos (abiótico e biótico).

Como resultado observou-se que os supermercados pesquisados, no total, deixaram de gerar cerca de 220 ton de material biótico e abiótico durante o período observado, além de uma grande quantidade de água e ar que deixaram de ser poluídos.