RESUMO
Código: 1267
Tema: Planejamento e Controle Financeiro

 

Abrir
Arquivo

 
Controle Financeiro: Percepção dos Gestores das Micro e Pequenas Empresas de Três Corações/mg
 

O controle financeiro está diretamente relacionado com a Contabilidade, pois, de acordo com Bragg e Burton (2006), a necessidade do controle é impulsionada pelo impacto do seu custo e interferência no processo produtivo da empresa, possibilitando otimização e melhorias. Oliveira et al. (2000) destacam que as pequenas empresas, na sua maioria, não planejam nem a curto e nem a longo prazo, fazendo com que as técnicas de controle adotadas tentem corrigir os problemas quando estes surgem.

O controle financeiro é relevante para as empresas que buscam a eficiência de seu negócio e tem-se o entendimento que o mau gerenciamento das informações financeiras pode prejudicar o desempenho das empresas. Desta forma o problema de pesquisa consiste na seguinte pergunta: as micro e pequenas empresas utilizam do controle financeiro na sua gestão? Para tanto, o objetivo deste estudo é verificar as características do controle financeiro das micro e pequenas empresas de Três Corações/MG.

De acordo com Kos et al. (2011), as MPEs têm uma enorme relevância no cenário econômico nacional, sendo responsáveis por grande parte dos postos de trabalhos, além de representarem uma fatia considerável da economia do país. Friedrich (2005) afirma que é por meio do controle financeiro e da análise do fluxo de caixa que o gestor saberá da sua capacidade de geração de recursos e de como agir para não ficar em débito com seus fornecedores e funcionários, sendo um instrumento de gestão eficaz.

Realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa, do tipo descritiva, na qual se buscou identificar as características de controle financeiro das MPEs do município de Três Corações, por meio de um levantamento de campo junto aos gestores desses empreendimentos. Realizou-se uma estimativa de proporção populacional, com intervalo de confiança de 95% e um erro máximo de estimativa de 10%. Assim, utilizou-se questionários semiestruturados, em uma amostra de 101 (cento e uma) MPEs.

Observa-se que 37% das MPEs não sabem qual é o prazo máximo de pagamento concedido aos clientes e 42 empresas ainda fazem seu controle de recebimento por meio de fichas manuscritas. Quanto ao prazo de pagamento aos fornecedores, percebe-se que 43% dos pequenos empreendedores conseguem um prazo médio de pagamento junto aos fornecedores de até 30 dias.Sobre o capital de giro, 82% dos gestores dizem conhecer a real necessidade das empresas. A maioria não utiliza os demonstrativos financeiros.