RESUMO
Código: 1269
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
O Pensamento Crítico Na Universidade: Uma Análise do Curso de Administração Na Unimontes
 

A sociedade brasileira de hoje debruça-se sobre um alto conformismo social. O alienamento à política, economia e questões sociais traz para o dia-a-dia do brasileiro uma ideia de conivência com tudo que acontece ao seu redor; sem grandes questionamentos, apenas aceitando a realidade que lhe é imposta.

É nesse contexto que este trabalho se faz relevante, pois é partindo do pressuposto de que um dos objetivos da universidade é desenvolver o pensamento crítico, e o posicionamento diante das realidades vivenciadas, o porquê disto não ocorrer em siituações como as vivenciadas no ano passado?

Para tal, este artigo encontra-se organizado em quatro seções, além desta breve introdução: i) o papel da crítica na universidade; ii) percurso metodológico; iii) o curso de administração no Brasil e na Unimontes; iv) discussão e considerações adicionais.

Buscando analisar a evolução do curso de Administração na Universidade Estadual de Montes Claros faz-se aqui a adoção por uma abordagem de pesquisa exploratória; constituindo-se também de outras duas metodologias: revisão documental - perpassando pelos Projetos Políticos Pedagógicos do curso e se suas bases contemplam disciplinas/vertentes críticas - e bibliográfica acerca da constituição do curso de administração em nível Brasil e Montes Claros.

A grade curricular do curso, desde o seu início, não compreende também disciplinas que versam sobre discussões da administração com outras áreas em uma perspectiva mais sociológica, psicológica e até mesmo antropológica. Portanto, tais disciplinas que poderiam favorecer o estímulo ao pensamento crítico, não estavam compreendidas nos projetos e as poucas que se faziam presente perderam um importante espaço durante a consolidação do curso.