RESUMO
Código: 1286
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Indutivos

 

Abrir
Arquivo

 
O Consumo Simbólico e O Espírito do Consumidor Moderno de Iogurtes
 

A comida é um dos elementos mais representativos de uma sociedade e se insere no contexto sociocultural. O emprego de técnicas interpretativas e da Consumer Culture Theory (CCT) para estudo do consumo de alimentos é oportuno e relevante, já que pode revelar as inúmeras e até mesmo contraditórias facetas simbólicas e culturais que os alimentos assumem entre as famílias brasileiras. Tal abordagem permite ultrapassar a lógica utilitarista, para ampliar o modo de ver e estudar o consumo moderno.

Visando compreender como elementos culturais e fenômenos sociais se entrelaçam nas atividades de consumo de alimentos e estabelecer laços com as diversas teoréticas que norteiam os estudos da cultura do consumo, este trabalho teve por objetivo responder à seguinte pergunta: Como os aspectos culturais relacionados ao consumo de iogurte podem ser compreendidos a partir da abordagem interpretativa, amparada nas bases teóricas da CCT?

Apesar de questionada e mal compreendida, a CCT tem se difundido no meio acadêmico. Os principais autores da CCT defendem que tais estudos permitem testar e desenvolver construtos e formulações teóricas. A abordagem do consumo simbólico está entrelaçada com a cultura hedônica que caracteriza a sociedade moderna e conduz à ampliação da análise do fenômeno do consumo, de modo a ultrapassar a lógica utilitarista, racional e econômica que se caracteriza como o mainstream dos estudos sobre consumo.

O estudo está amparado no paradigma interpretativista. O método se caracteriza como qualitativo, sendo realizadas 15 entrevistas em profundidade com chefes de família, consumidores de iogurtes, de Belo Horizonte. O corpus de pesquisa é formado por mais de 12 horas de gravação e 170 paginas de transcrições. Para obter uma perspectiva EMIC, buscou-se a abordagem indutiva, inspirada na Grounded Theory, que recusa qualquer hipótese, teoria ou modelo prévio. Foi utilizada a análise de conteúdo

Os iogurtes se caracterizam como um elemento típico da cultura alimentar dos belorizontinos. Há inúmeros rituais de consumo de iogurtes, cada um com significados próprios. A busca por prazer motiva o consumo de iogurtes, tanto por seus aspectos sensoriais, quanto pelos simbólicos. Os iogurtes são tidos como alimentos saudáveis, que despertam sentimentos positivos ligados à prazer sensorial, realização pessoal e convívio familiar. Em alguns casos este produto é considerado ´´sagrado´´.