RESUMO
Código: 129
Tema: Dimensões Humanas, Culturais e Sociais da Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Intraempreendedorismo: Estratégia Para A Inovação das Organizações
 

Tendo em vista as constantes inovações no mercado atual, a concorrência cada vez mais acirrada e uma sociedade globalizada, pode-se identificar que mais do que nunca é preciso elaborar e estudar novas ferramentas estratégicas para que uma empresa possa ser promissora. Diante do exposto, uma das estratégias mais utilizadas no mercado atual é chamar a atenção dos clientes pela sua capacidade de inovação, onde a empresa pode criar necessidades nos consumidores, elaborar produtos diferenciados e est

Sendo assim, definiu-se o problema de pesquisa: Qual a influência do intraempreendedorismo para a inovação das organizações? A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar a influência e os traços do intraempreendedorismo para a inovação das organizações. Como objetivos específicos delimitou-se: a) estruturar teoricamente a importância da inovação no mercado atual; b) relacionar como o intraempreendedorismo pode colaborar com a inovação nas organizações; c) realizar coleta de

A habilidade de empreender é tão antiga quanto à própria civilização humana. Percebem-se traços empreendedores desde a descoberta do fogo e a invenção da roda. Posteriormente, com a construção de grandes monumentos, como as pirâmides do Egito, as grandes e imponentes construções dos gregos, e os destemidos desbravadores de mares em suas caravelas pelas quais descobriram o Brasil. Porém, o termo empreendedorismo só veio a surgir em 1755, por Ricard Cantillon e foi aperfeiçoado por Jean Baptiste

Em todo trabalho de pesquisa científica, se faz necessário definir e planejar a metodologia a ser empregada, a qual trará ferramentas adequadas para a investigação do tema definido, da coleta e interpretação dos dados coletados. É a lógica pela qual se poderá aceitar ou rejeitar hipóteses, teorias, e alcançar o objetivo da pesquisa. Portanto, segundo Acevedo e Nohara (2009, p. 6), “a pesquisa científica é objetiva e sistematizada, porque utiliza um método específico para obter o conhecimento”. A

Foram obtidas sete entrevistas. Para maior praticidade na exposição das informações dessa pesquisa, a empresa do setor metal mecânico é tratada como empresa A. Já a empresa do ramo alimentício é abordada como empresa B, bem como a empresa do setor tecnologia do agronegócio é apresentada como empresa C. Seguindo as análises dos resultados obtidos, abaixo se apresenta um quadro comparativo da teoria x prática. Na primeira coluna foram relacionadas as principais teorias abordadas nessa pesquisa, d