RESUMO
Código: 1293
Tema: Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

 

Abrir
Arquivo

 
Seria O Suporte Social Um Escudo Protetor Frente A Síndrome de Burnout? Um Estudo em Instituições Bancárias Públicas e Privadas
 

O presente estudo tem a intenção de identificar se trabalhadores bancários de instituições públicas e privadas apresentam sintomas da síndrome de burnout, doença laboral que pode ser desenvolvida a partir da exposição constante ao estresse que é composta por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e redução da eficácia profissional. Paralelamente, pretende-se verificar como estes profissionais percebem o suporte social no trabalho, sendo ele um escudo protetor frente ao burnout.

PROBLEMA - Qual a relação entre suporte social no trabalho e síndrome de burnout nos trabalhadores de instituições bancárias? OBJETIVO - Identificar possíveis relações entre a percepção de suporte social no trabalho e a ocorrência da síndrome de burnout entre os profissionais de instituições bancárias públicas e privadas.

De acordo com Maslach (2007), o Burnout é definido como resposta prolongada no tempo a estressores interpessoais no trabalho, sendo assim, inclui características do trabalhador e do ambiente social como elementos fundamentais para o desenvolvimento do fenômeno. O suporte social está diretamente relacionado à saúde, sendo inclusive utilizado como método de tratamento alternativo para determinas doenças (FREITAS, 2009).

O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem quantitativa do tipo survey. A amostra diz respeito a 80 colaboradores de bancos públicos e privados das cidades de Dom Pedrito, Bagé e Santana do Livramento, a pesquisa foi aplicada entre os meses de setembro e outubro de 2014, sendo que alguns questionários foram aplicados pessoalmente e também via formulário registrado na ferramenta googledocs.

Os resultados relatam que tais profissionais não apresentam sintomas da síndrome de burnout, em se tratando do suporte social, foi atribuída duas variáveis originarias do suporte emocional ao suporte informacional, e o suporte instrumental apresentou maior índice de percepção. Quanto a relação do suporte social e da síndrome de Burnout foram encontradas correlações positivas e negativas, afirmando a correlação entre as variáveis que um exerce sobre o outro.