RESUMO
Código: 1295
Tema: Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

 

Abrir
Arquivo

 
Reflexos da Responsabilidade Social Corporativa: A Percepção Docente em Uma Ies Privada do Estado de Santa Catarina
 

A responsabilidade social presente nas organizações é fruto das mudanças estabelecidas no ambiente empresarial em função da competitividade e da pressão exercida pelos atores sociais externos a elas, gerando desta forma a necessidade constante de promover a sustentabilidade econômica nos mercados em que atuam. Nesse cenário, a RSC é praticada pelas organizações, as quais em outros tempos não demandavam atenção a este assunto.

Define-se como objetivo deste estudo analisar a percepção dos docentes acerca da RSC de uma IES privada do Estado de Santa Catarina. O instrumento de coleta de dados foi elaborado com base nas dimensões econômica, legal, ética e filantrópica propostas por Carroll (1979; 1991). Assim, o presente estudo trabalha a seguinte questão de pesquisa: como docentes de uma IES privada visualizam diferentes dimensões de uma RSC e quais são as mais importantes para a sua realidade?

O autor define que “A Responsabilidade Social engloba todas as obrigações que as empresas têm para com a sociedade e que dizem respeito às dimensões econômicas, legais, éticas e discricionárias ou filantrópicas” (CARROLL, 1979). Schwartz e Carroll (2007) discutem a amplitude do conceito de responsabilidade social empresarial, estão sendo considerados elementos integrantes e complementares da Responsabilidade Social, o qual é chamado de modelo VBA (value, balance e accountability).

O método de pesquisa está dividido em duas partes. Na primeira, um estudo exploratório descritivo em que são levantadas informações através de dados secundários acerca do tema RSC, afim de dar suporte teórico à pesquisa. Compreende a segunda parte a etapa de pesquisa empírica, envolvendo no seu delineamento: característica da pesquisa, composição da amostra, coleta de dados e, por fim, método de análise dos dados, com as análises estatísticas descritivas e multivariadas.

Na avaliação das responsabilidades, pôde-se perceber que a responsabilidade econômica apresentou respostas concentradas de alta concordância, merece destaque com alta percepção a preocupação com vagas ociosas em cursos de graduação, ressaltando seu impacto direto com a responsabilidade econômica da instituição. Ainda neste bloco, verifica-se que a responsabilidade econômica apresentou também respostas concentradas de média concordância em um limite para baixa concordância.