RESUMO
Código: 1306
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Orientação Teórica Sobre Curriculo Nas Diretrizes Curriculares Nacionais, Proposta Curricular do Conselho Federal de Contabilidade e O Currículo Mundial
 

As IES no Brasil possuem autonomia para a definição e elaboração dos currículos, porém devem obedecer às legislações do Ministério da Educação (MEC). Neste sentido, institui-se pela Resolução n° 10/2004 do Conselho Nacional da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Ciências Contábeis, que é reguladora. E como documento orientativo existe a Proposta do Conselho Federal de Contabilidade e o Currículo Mundial elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Diante do exposto foi levantado o seguinte problema: Qual a orientação teórica preponderante nas Diretrizes Curriculares Nacionais, proposta curricular do Conselho Federal de Contabilidade e o Currículo Mundial. O objetivo do estudo é analisar a orientação teórica preponderante nas Diretrizes Curriculares Nacionais, proposta curricular do Conselho Federal de Contabilidade e o Currículo Mundial.

Relacionar a educação como a difusão do saber é algo clássico nas mais diversas esferas da sociedade, desde as colocações mais simples do senso comum até as mais elaboradas formulações, sejam elas teóricas, filosóficas ou políticas. Neste sentido, sempre se concebe a escola como o lugar em que se aprende e se ensina (SAVIANI, 1994). A teoria do currículo mostra a evolução da sociedade como um todo, desde a sua colonização até a preocupação com a diversidade apresentadas atualmente.

A pesquisa apresentada caracterizou-se, quanto aos objetivos, como descritiva, quanto aos procedimentos é um estudo documental, e quanto à abordagem do problema, a pesquisa é considerada qualitativa. Na análise dos documentos foi observado se os mesmos trazem alguma descrição da orientação de currículo, posteriormente foram observados com base no que foi elaborado e quem auxiliou na elaboração dos documentos em relação as perspectivas voltadas à teoria tradicional, crítica e pós-crítica.

Na analise buscou-se identificar a orientação curricular presente nos documentos orientativos, sendo Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciências Contábeis – DCNs, Proposta Federal de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis do CFC e Currículo Mundial. Nas DCNs assim como nos outros documentos são apresentadas as diretrizes para a elaboração dos currículos das instituições, que por sua vez devem ser determinados no Projeto Politico Pedagógico do Curso.