RESUMO
Código: 1308
Tema: Logística e Cadeia de Suprimentos

 

Abrir
Arquivo

 
Logística Reversa de Pós-venda Como Estratégia de Fortalecimento da Empresa Ericsson do Brasil
 

Este estudo apresenta a logística empresarial, gestão da cadeia de suprimentos, esta também referenciada como Supply Chain Management – SCM e logística reversa. Como o apoio desses três principais assuntos, aborda-se a importância sobre os impactos ambientais, um dos focos das políticas regulamentadoras de descarte de resíduos sólidos e a utilização da ação de logística reversa como marketing para as empresas (FLEURY; WANKE; FIGUEIREDO, 2012).

Problema de pesquisa: de que forma a logística reversa de pós-venda da empresa Ericsson, buscando seu fortalecimento, pode ser auxiliada pela gestão da cadeia de suprimentos? O objetivo geral desse estudo foi analisar, através de uma revisão bibliográfica do estado da arte, como a logística reversa de pós-venda da empresa Ericsson, buscando seu fortalecimento, pode ser auxiliada pela gestão da cadeia de suprimentos.

Utilizou-se como referencial teórico: a logística empresarial, a logística reversa e sua correlação de vantagem econômica e de utilização como estratégia de marketing, gestão da cadeia de suprimentos e suas ferramentas e o papel das políticas regulamentadoras relacionadas ao meio ambiente, com base na evolução da legislação de países como Estados Unidos, Alemanha, Japão e Brasil

Esta pesquisa caracterizou-se como exploratória, de abordagem qualitativa, tendo sido realizada junto a colaboradores da fábrica e do setor de logística da empresa. Destas entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 7 colaboradores da área de gestão, e 9 questionários foram aplicados a 16 colaboradores da área operacional. O período de coleta de dados foi entre os dias 8 e 29 de outubro de 2014.

Sobre a percepção que os participantes desta pesquisa possuem sobre LR e como esta é realizada, ambos os grupos, de gestão e de operação, demonstraram alinhamento em suas colocações. Referente à percepção de vantagens e desvantagens de se utilizar a LR na empresa, também houve consenso entre a maioria das respostas dos gestores e dos colaboradores.