RESUMO
Código: 1310
Tema: Governança Corporativa

 

Abrir
Arquivo

 
Relação Entre Governança Corporativa e Desempenho Empresarial
 

As pesquisas sobre Governança Corporativa têm se intensificado desde 1990 e os principais tópicos abordados são as possíveis relações entre variáveis de Governança Corporativa, resultados econômico e financeiro, endividamento e concentração da propriedade. A prática de boa Governança Corporativa nas organizações surge como um mecanismo capaz de promover maior transparência aos agentes envolvidos com a empresa, minimizando a assimetria de informação existente entre gestores e proprietários.

O fato dos gestores utilizarem as empresas para obterem ganhos privados também pode interferir no desempenho da companhia. Quando existe assimetria de informações as ações tomadas pelos gestores nem sempre vão ao encontro das expectativas dos stakeholders. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais são as variáveis determinantes do desempenho empresarial, a partir de indicadores referentes à Governança Corporativa. A teoria do conflito entre Principal-Principal foi utilizada como suporte.

Para embasar a pesquisa foram abordados tópicos sobre Governança Corporativa, incluindo os conflitos de agência e entre Principal-Principal, e Desempenho. Diferentemente do conflito entre Principal e Agente, que ocorre entre acionistas e gestores, o conflito de interesses entre acionistas tem sido tratado na literatura como conflito Principal-Principal, que é definido como uma incongruência entre os objetivos do acionista controlador e os acionistas minoritários de uma firma.

O estudo avaliou dados de 5.136 empresas, referentes ao período de 2002 a 2011, obtidos a partir de bases secundárias. As variáveis independentes foram Investment Profile, Corruption, Bureaucracy Quality, Control of Corruption, Government Effectiveness, Regulatory Quality, Rule of Law e Voice and Accountability. A variável dependente Desempenho foi determinada e obtida através da confrontação do EBTIDA com a Total Revenue. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica Análise Discriminante.

Todos os modelos apresentaram um ótimo percentual de acerto. O modelo do ano de 2008 foi o que apresentou a melhor classificação, no qual 91,3% dos casos foram classificados corretamente pela Análise Discriminante, em comparação aos grupos originais. Os indicadores da base de dados International Country Risk Guide apresentaram um melhor resultado, indicando que uma boa governança tem um impacto positivo no Desempenho Empresarial.