RESUMO
Código: 1315
Tema: Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

 

Abrir
Arquivo

 
Relação Entre Remuneração de Executivos, Responsabilidade Social Corporativa e O Desempenho Empresarial de Companhias Brasileiras
 

A discussão a cerca da remuneração dos executivos e a RSC ocorre visto que a remuneração pode afetar o comportamento do gestor, fazendo-o agir em função de ações éticas e sociais e não apenas resultados financeiros. Assim, as companhias utilizam da remuneração como um incentivo para que seus executivos possam envolver-se mais ativamente com políticas relacionadas a responsabilidade social, como uma consequencia ligada a melhoria do desempenho.

Não foram encontrados estudos no contexto nacional que tenham investigado a relação proposta. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: Qual a relação entre a remuneração dos executivos, a responsabilidade social corporativa e o desempenho das empresas listadas na BM&FBovespa? Em seguida, o objetivo deste trabalho é investigar se existe relação entre a remuneração dos executivos, a responsabilidade social corporativa e o desempenho financeiro das empresas listadas na BM&FBovespa.

A compensação de executivos tem se tornado um tema central na pesquisa acadêmica e a maioria desses estudos focalizam a relação entre a remuneração dos executivos e o desempenho empresarial. Sustenta-se na ideia de que a utilização eficiente da política de remuneração influencia de maneira positiva e significativa o desempenho apresentado pela empresa.

O estudo caracteriza-se como descritivo, realizado por meio de análise documental e abordagem quantitativa no período de 2012, 2013 e 2014. A amostra é composta por 71 empresas. As variáveis utilizadasforam o ROA, ROE e Q de Tobin para medir o desempenho empresarial, o ISE para medir a RSC, e o Logaritimo Natural da remuneração total da administração/total de membros para medir a remuneração dos executivos. Para análise dos dados, foi utilizado dados em painel por meio do software Eviews.

Na análise dos dados verificou-se por meio dos modelos de painel Polls, efeito fixo e efeito variável que existe uma relação positiva entre a remuneração fixa e variável e o desempenho empresarial, medida pelo indicador financeiro ROA; e que existe uma relação positiva entre a RSC e a remuneração variável dos membros da diretoria, visto que a remuneração fixa mostrou-se negativamente relacionada.