RESUMO
Código: 1316
Tema: Gestão de Pessoas e de Equipes

 

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Análise Multidimensional da Inteligência Emocional no Contexto da Indústria Farmacêutica
 

Consideradas fundamentais no contexto organizacional, as pessoas passaram a exercer papel preponderante para o alinhamento estratégico. Nesse sentido, um bom desempenho se alinha a perspectiva das competências pessoais, que compreende além de habilidades técnicas, teorias sobre emoções no trabalho. Quando as pessoas conseguem gerir suas emoções de forma a melhorar seu desempenho, conseguem apresentar um maior bem-estar e serem mais produtivas, eficientes e eficazes no contexto organizacional.

O estudo pretende analisar Inteligência Emocional no contexto industrial farmacêutico. Para tanto, objetiva-se analisar a IE dos funcionários de uma indústria farmacêutica. E, especificamente, descrever o perfil dos funcionários, identificar os fatores que mais explicam a IE, bem como elencar as principais variáveis da IE que mais repercutem na instituição pesquisada.

O estudo da IE no âmbito organizacional tem sido objeto de discussões (MAYER; CARUSO, 2002; DIÓRIO, 2001; CÔBERO; PRIMI; MUNIZ, 2006). As pesquisas enfatizam a IE no trabalho por meio do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais (ZARIFIAN, 2001; FLEURY; FLEURY, 2004), que se desdobram em abordagens comportamentais voltadas para uma maior flexibilidade, empatia, capacidade de iniciativa e liderança, aspectos que denotam maior domínio dos aspectos subjetivos no trabalho.

Pesquisa teórica e empírica, de abordagem quantitativa. A população da pesquisa é composta por 146 funcionários de uma Indústria Farmacêutica que atua no estado do Piauí. Para coleta de dados foi utilizada a escala Wong and Law Emotional Intelligence Scale (WLEIS), com aplicação presencial e via e-mail, durante o período de 01 a 30 de abril de 2015. Foram utilizados procedimentos de análise descritiva e fatorial exploratória.

A análise fatorial revelou cinco fatores. Evidenciou-se, por ordem decrescente de significância, o Fator 1 “Reconhecer as emoções próprias e dos outros” é explicado por 25,46% das variáveis; o Fator 2 “Regulação das emoções do próprio” por 13,55%; o Fator 3 “Utilização das emoções para facilitar o desempenho” por 10,51%; o Fator 4 “Compreender as emoções próprias” por 8,15% e o Fator 5 “Entender as emoções próprias” por 6,59%.