RESUMO
Código: 1326
Tema: Marketing, Sociedade e Outros Temas

 

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“o Respeito Fez Check In!”: Entendendo A Dimensão Atitudinal e Programática Nos Hotéis Sob A Visão dos Gestores Hoteleiros e dos Consumidores Com Deficiência
 

Atualmente os estudos inseridos na esfera do macromarketing têm como foco o marketing social, a qualidade de vida, a ética e educação do consumidor, o marketing de lugares ligado ao apego do local, o bem-estar do consumidor, o consumo sustentável, a vulnerabilidade do consumidor. Inserido nos estudos do marketing e sociedade encontram-se pesquisas que visam entender várias classes de consumidores, dentre estas classes encontram-se as pessoas com deficiência.

No tocante às pessoas com deficiência, inseridas neste bloco, pelo fato de possuírem alguma deficiência, estas podem ser sujeitas a certas barreiras de acesso. Sabendo disso, o objetivo principal desta pesquisa é identificar as ações de acessibilidade em meios hoteleiros, principalmente no tocante a dimensão atitudinal e programática, assim como verificar sua implantação na visão dos gestores hoteleiros e das pessoas com deficiência física consumidoras deste serviço.

No contexto brasileiro, inúmeras pessoas com deficiência simplesmente não conseguem ter acesso aos meios turísticos, pois ainda há, em grande maioria dos ambientes de lazer e turismo, muitas barreiras arquitetônicas, atitudinais, comunicacionais, metodológicas, instrumentais e programáticas. Assim, a sociedade é a principal responsável em eliminar as barreiras supracitadas, para que a partir disto as pessoas com deficiência possam ter acesso aos lugares e serviços (SASSAKI, 2003a; 2006; 2009).

O trabalho possui abordagem qualitativa do tipo descritiva e com entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 15 consumidores com deficiência e 8 gestores dos hotéis localizados na orla de João Pessoa-PB ou nas proximidades desta. Para o fechamento do corpus da pesquisa utilizou-se como parâmetro a saturação das informações. A análise dos dados foi através de análise do discurso, a qual se adéqua ao escopo da pesquisa, bem como permite o reconhecimento de temas, codificações e intenções.

De acordo com as entrevistas com os gestores a hospitalidade não apareceu como um critério fundamental para a qualidade nos serviços hoteleiros. Para eles, devido à falta de demanda das pessoas com deficiência, as ações voltadas para estes indivíduos não são considerados fundamentais para as políticas do hotel. Por esta razão, alguns estabelecimentos hoteleiros, representados pelos gestores entrevistados, limitam-se a cumprir apenas o básico para alcançar um ambiente acessível.