RESUMO
Código: 1331
Tema: Gestão de Programas e Projetos

 

Abrir
Arquivo

 
Gestão de Riscos em Processos Pela Alteração da Ferramenta de Análise de Risco Fmea Para Matriz de Análise de Riscos
 

A Gestão de risco é uma habilidade fundamental para a capacidade de uma organização ser resiliente. No rol de ferramentas da qualidade propostas no ramo automotivo o FMEA, ou analise de efeitos e modos de falhas, está vinculado aos processos de homologação de novos produtos e à norma de gestão de qualidade ISO/TS 16949.

A ferramenta, apesar de proporcional grandes reduções de riscos e de custos possui uma complexidade de aplicação grande devido à própria estrutura metodológica, com ambiguidades na forma de escola dos critérios de avaliação e da condução do estudo. E proposta uma modificação na estrutura atual de coleta de dados reduzindo a complexidade e aumentando a velocidade do andamento da análise.

levantamento auxilia a compreender o estado atual do desenvolvimento na ferramenta, temos preliminarmente dois campos de estudo, o tratamento após a coleta de dados e o método de coleta de dados. Para tratamento de dados existem softwares para avaliação dos resultados e atualização cruzada com não conformidades e para levantamento de dados softwares que auxiliam na escolha do critério de severidade ou frequência para reduzir a ambiguidade ou a inclusão de novos termos como o custo.

Este artigo segue a estrutura de um estudo de caso, foi realizado em uma empresa do ramo de produção de produtos de grande porte no Brasil, Rolamentos em especifico, e que atende ambos os mercados seriados de baixo volume quanto o mercado sob encomenda.

Ao total foram gastos 15 dias uteis com 1 hora da equipe totalizando 15 horas de análises comparado a 3 meses com 2 reuniões semanais de 4 horas (96 horas) que foi a média histórica para desenvolvimentos semelhantes.