RESUMO
Código: 1337
Tema: Comportamento Organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Habermas e Os Estudos Organizacionais no Brasil: Delineando Tendências e Críticas Por Meio de Uma Revisão Integrativa
 

As transformações desencadeadas pela modernidade impactam na economia, nas questões políticas e sociais. Este cenário, acompanhado de conflitos ideológicos, costumes e controvérsias teóricas, reflete direta ou indiretamente em uma complexidade gerencial dos estudos que se voltam às organizações. As raízes históricas dos estudos organizacionais, estão profundamente inseridas no trunfo da ciência sobre a política e na vitória da ordem e do progresso como racionalmente concebidos.

O objetivo é compreender como os estudos organizacionais abordam os trabalhos de Habermas. Especificamente, busca-se delinear categorias utilizadas, tendências e críticas. Quais os caminhos da relação entre os estudos organizacionais e Habermas foi o problema que norteou este trabalho.

Observa-se que Habermas trabalha com diversas temáticas (racionalidade comunicativa, direito, democracia, esfera pública, diálogo, consenso, entre outras) e seus escritos são apropriados por diversas áreas de conhecimento (ciência política, direito, sociologia). A ciência política, por exemplo, tem se apropriado de seus escritos sobre esfera pública e democracia. Observa-se, também, que alguns dos temas abordados por Habermas foram apropriados pelos estudos organizacionais (SERVA, 1997a; 1997b).

Botelho et al. (2011) defendem que a revisão integrativa deve seguir uma sucessão de etapas previamente definidas. As etapas citadas foram seguidas para a elaboração deste trabalho e serão explicadas juntamente com os passos seguidos para a elaboração deste texto. Entre os 166 artigos pré-selecionados, restaram 17 trabalhos que tratavam sobre Estudos Organizacionais e citavam Habermas (apresentando pelo menos uma referência bibliográfica).

As obras analisadas utilizam das contribuições de Habermas para fundamentar as análises em relação aos estudos organizacionais - alguns utilizam apenas de passagem, outros utilizam como arcabouço central do artigo. De acordo com os resultados obtidos e analisados nos artigos será apresentado onde foram identificadas as citações sobre Habermas.