RESUMO
Código: 1338
Tema: Abordagem Institucional nos Estudos Organizacionais

 

Abrir
Arquivo

 
Cachaça Sob Uma Perspectiva Histórica, Cultural e Simbólica
 

A cachaça é uma bebida genuinamente brasileira. O setor tem sido responsável por expressivos faturamentos e pelo emprego de parte considerável da mão de obra brasileira. A bebida foi produzida pela primeira vez ainda no Brasil colônia. Desde a primeira produção, tem sido crescente o número de adeptos ao seu consumo. O ato de beber cachaça possui as mais peculiares simbologias.

i) resgatar a história de produção da cachaça; ii) conhecer os aspectos sociais e culturais envolvidos nos processos de produção e comercialização da bebida e iii) delinear o contexto mercadológico da cachaça artesanal

O trabalho foi elaborado em cinco seções. Na primeira foi apresentada a teoria institucional e seu potencial explicativo para a trajetória histórica da produção de cachaça. Na segunda foi apresentado o delineamento da história desse produto. Em seguida foram abordados os aspectos culturais e sociais que têm permeado essa trajetória. Na penúltima seção é apresentada a inserção mercadológica da cachaça artesanal e por fim foram relatadas as considerações finais da pesquisa.

O trabalho trata-se de um ensaio teórico, construído por meio de uma revisão bibliográfica

Observou-se que a bebida tem sido nos últimos anos assumidamente uma bebida "genuinamente brasileira". Apesar disso a bebida tem enfrentado dificuldades de institucionaliza-se como tal. Esse processo é decorrente de uma construção histórica, cultural, simbólica da sociedade. Ademais foram evidenciadas transformações no setor de cunho normativo bem como das próprias práticas do setor da bebida.