RESUMO
Código: 1341
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Relação da Adoção de Erps Com Os Sistemas de Controles Gerenciais e O Desempenho em Empresas do Sul do País
 

Na busca por melhoria de processos, ganho em competitividade e desempenho, uma melhor gestão de recursos e análises mais rápidas para tomada de decisão as empresas tem recorrido a adoção dos chamados Enterprise Resource Planning – ERP, que são sistemas de planejamento de recursos empresariais. Para Saccol et al. (2004) os sistemas ERP também conhecidos como Sistemas Integrados de Gestão, são uma das tecnologias mais utilizadas e discutidas na área de Sistemas de Informação, nos últimos anos.

Qual a relação da adoção de ERPs com a utilização de controles gerenciais formais e não formais, e o desempenho financeiro e não financeiro em empresas do sul do país? Para responder esta questão de pesquisa, define-se como o objetivo identificar a existência de relação da adoção de ERPs com a utilização de sistemas de controle gerenciais formais e não formais, e o desempenho financeiro e não financeiro em empresas do sul do país.

No tópico dois, busca-se, através da revisão de literatura, em um primeiro momento, ampliar os conceitos do ERP e apresentar as dificuldades de sua implementação e impactos, até o momento, estudados. Posteriormente, define-se como tem sido tratado o desempenho financeiro e não financeiro e os enfoques dados a sua relação com a existência de ERP na empresa.

A coleta de dados se deu, através do envio de questionários, via e-mail, aos diretores financeiros ou CEO’s das unidades caso estudadas, nos meses de Março e Abril de 2015. Os questionários foram divididos em 3 partes: 09 questões sobre a implantação do ERP, 20 questões que investigaram as medidas de controles formais e informais utilizadas pela empresa e 30 questões que analisaram o Desempenho Financeiro e Não Financeiro da organização. As respostas foram dadas em escala Likert de 1 a 7.

Uma das informações mais importantes para uma análise que proporcione uma adequada compreensão da influência da adoção do ERP sobre a abrangência dos controles formais e informais é a fase de adoção e implementação dos módulos financeiros e não financeiros do ERP em cada empresa. Diante dos resultados encontrados, pode-se averiguar que ao mesmo tempo em que as empresas Alfa e Beta possuem similaridades, quanto a um posicionamento diferenciado em seus setores, ambas possuem suas particularidades.