RESUMO
Código: 1345
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

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Percepção dos Servidores da Universidade Federal do Maranhão Sobre O Processo de Avaliação de Desempenho
 

A avaliação de desempenho é analisada como sendo “um processo pedagógico, realizado mediante critérios objetivos decorrentes das metas institucionais, referenciadas no caráter coletivo do trabalho e nas expectativas dos usuários” (BESSA, 2011, p.6). Depreende-se, do exposto, a necessidade de uma análise mais atenta às questões que se relacionam à avaliação de desempenho, no setor público, seja na esfera federal, como na estadual ou municipal (ODELIUS; SANTOS, 2007).

Partindo dessa perspectiva, define-se como objetivo geral da pesquisa, descrever a percepção dos servidores da UFMA em relação ao processo de avaliação de desempenho utilizado na instituição. Em termos específicos, este estudo almeja: a) descrever como ocorre o processo de Avaliação de Desempenho na UFMA; b) Identificar as oportunidades e dificuldades enfrentadas no processo de avaliação dentro da UFMA; c) Propor sugestões no intuito de aperfeiçoar o processo de avaliação de desempenho da UFMA.

Segundo Caetano (2008), pode-se ter à mão instrumentos de medida para avaliação de desempenho: 1) centrados na personalidade; 2) centrados no comportamento; 3) centrados na comparação com os outros e 4) centrados nos resultados. A abordagem mais utilizada pelas organizações e mencionada pelos autores Caetano (2008) e Teixeira (2005), norteia o Manual de Orientação para a Gestão do Desempenho (BRASIL, 2013), é a centrada nos resultados.

O estudo proposto tem como objetivo proceder a uma análise da percepção dos servidores técnico-administrativos sobre o processo de avaliação de desempenho no âmbito da Universidade Federal do Maranhão. Assim, propõe-se uma pesquisa descritiva, quantitativa e qualitativa, baseada no método do estudo de caso, especificamente o da UFMA, à medida que este sirva para descrever as características de um determinado fenômeno (RICHARDSON et al., 1999).

Os pontos fortes do processo avaliativo, segundo a Diretora entrevistada, são os seguintes: a) Sua base legal; b) Elaboração do cronograma de avaliação de desempenho; c) Credibilidade; d) Apoio institucional e; e) Incentivo financeiro. Por outro lado, podem ser apontados como pontos de melhoria: a) Trata-se de um processo em construção e bastante complexo; b) Necessidade de um maior comprometimento por parte dos gestores quanto à aplicação e ao sucesso do programa como um todo.