RESUMO
Código: 1349
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

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Relações Entre Atenção e Saciação no Consumo: Uma Análise dos Estudos Publicados no Journal Of Consumer Research
 

Estudiosos do consumo (GALAK, REDDEN e KRUGER, 2009; REDDEN, 2008; REDDEN; GALAK, 2012) vem centrando seus estudos em compreender como o ato de consumir é influenciado pela saciação, que é um mecanismo de adaptação humana responsável pelo declínio do prazer ao repetir ou prolongar o consumo (REDDEN, 2008). A atenção, por sua vez, é um dos processos cognitivos mais importantes para a área de comportamento do consumidor, pois o consumo inicia-se ao deter-se a atenção dos indivíduos.

Considerando que a saciação é um processo inevitável e que os aspectos cognitivos, como a atenção, influenciam a saciação, (GALAK, REDDEN; KRUGER, 2009; REDDEN, 2008) faz-se importante entender como os dois fenômenos se relacionam e influenciam o consumo. Dada a pertinência do tema e seu impacto no bem-estar do consumidor, buscou-se mapear os estudos realizados nos últimos trinta anos no principal periódico de consumo, o Journal of Consumer Research, através de um levantamento bibliométrico.

A saciação é responsável pelo declínio do prazer ao repetir uma experiência de consumo (REDDEN, 2008). A saciação é influenciada por aspectos cognitivos e vem ganhando destaque nas pesquisas sobre comportamento do consumidor (GALAK, REDDEN e KRUGER, 2009). A atenção está entre os principais aspectos cognitivos que influenciam a saciação e é considerada um filtro responsável por selecionar as informações importantes para o comportamento humano (PESSOA; KASTNER; UNGERLEIDER, 2003).

Realizou-se um levantamento dos estudos relacionados aos termos “saciação” e “atenção” publicados no Journal of Consumer Research, Qualis A2, nos últimos 30 anos. Os critérios de pesquisa adotados foram: pesquisa avançada na base online JSTOR nos últimos 30 anos, considerando os termos “satiation” e “attention”; análise dos títulos, resumos e palavra-chave; leitura individual dos artigos selecionados a partir dos critérios estipulados; tabulação dos dados para controle e análise dos resultados.

Embora 62 artigos tenham sido filtrados na base de dados do JCR, os autores analisaram um a um o conteúdo dos estudos até chegar somente àqueles que envolviam as variáveis saciação e atenção de forma relevante. A partir dai, percebeu-se predominância de estudos quantitativos, realizados com método experimental e com abordagem empírica. Além disso, notou-se que, em 30 anos, os artigos relacionados só emergiram a partir de 2004. Estes e outros resultados geraram insights para pesquisas futuras.